Diz o ditado que “para descer, todo santo ajuda”. De fato, não são as descidas, mas as grandes escaladas que separam os “bicicleteiros” dos ciclistas de verdade. Contra a gravidade, as pernas queimam, os pulmões trabalham dobrado e a mente tenta ignorar o quão distante está o fim da subida. Os uphills são tão marcantes no esporte que as maiores provas internacionais de ciclismo têm uma competição só para os escaladores, com camiseta de líder e premiação especial.
É nesse espírito que o atleta olímpico de mountain bike Henrique Avancini lança o Red Bull Hill Challenge, uma competição de quartetos que acontecerá na subida da Vista Chinesa, no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de abril. As pré-inscrições já estão abertas através do site, nas categorias masculina e feminina.
“A ideia por trás do Red Bull Hill Challenge é justamente fomentar o pico da Vista Chinesa, que se tornou um local de reunião, confraternização e treinamento de ciclistas. Acabou sendo um local muito importante para a difusão da cultura da bicicleta no Rio”, diz Henrique.
“É muito legal de ver ao longo dos anos o crescimento desse local e a importância que ele ganhou. O evento nada mais é do que uma homenagem à Vista e às pessoas que fazem parte desse movimento ciclístico no Rio de Janeiro. Então, eu estou muito feliz e acho que a galera vai curtir bastante”, afirma Avancini, embaixador oficial do evento.
O atleta teve papel essencial no desenvolvimento do conceito da competição, que consiste em uma disputa entre quartetos, no estilo revezamento. Nos 4.800 metros do percurso, o primeiro ciclista de cada equipe vai pedalar aproximadamente um quarto do percurso até chegar a uma área de transição, onde passará uma pulseira ao segundo ciclista da equipe. Este, por sua vez, seguirá por mais um quarto do trajeto até a próxima área de transição, onde encontrará o terceiro ciclista, e assim por diante, até a Mesa do Imperador. Ganha o quarteto que cruzar a linha de chegada primeiro.
Avancini, principal nome da América do Sul no mountain bike internacional e dono das melhores marcas do País (8º lugar em uma etapa de Copa do Mundo, 4º no Campeonato Mundial e, recentemente, 3° na Cape Epic) subirá o percurso da competição sozinho, ao lado de todos os quartetos.
Além de ser uma referência para os competidores, Henrique também será um ciclista a ser batido, pois o quarteto que eventualmente conseguir superá-lo ganhará um prêmio especial: um training camp em sua casa, em Petrópolis. Se mais de quarteto ultrapassar Henrique, ganhará o prêmio aquele que cruzar a linha primeiro.
Para participar do evento, é necessário se inscrever em três etapas, que envolvem uma pré-inscrição no site do evento, entrada no clube e competição por tempo no Strava. Os 12 ciclistas mais rápidos (oito na categoria masculina e quatro na feminina) com tempos aferidos entre 21 de março e 8 de abril serão convidados pela organização do evento a formar seus quartetos e se inscrever no campeonato, por um valor de R$160,00 por equipe.
Como aquecimento para a corrida de domingo, as esquipes inscritas participarão de uma mesa redonda no sábado, 28, no Centro de Convenções Paineiras Corcovado, com Avancini e membros de sua equipe técnica, sobre ciclismo. O bate-papo vai terminar com um pedal amigável de aproximadamente 30 km, aberto a todos os participantes, nos “Alpes Cariocas”, ao lado do atleta olímpico.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…