Henrique Avancini e Jaqueline Mourão foram os vencedores do Campeonato Brasileiro de MTB XCO 2018, evento de etapa única disputado em Parelheiros (SP) no último domingo (22). O ótimo desempenho de Henrique Avancini na atual temporada se manteve no campeonato, onde ele conquistou o seu 13º título nacional. O ciclista de Petrópolis (RJ) completou as cinco voltas do circuito e garantiu a medalha de ouro em 1h26’51”.
“Cruzar a linha de chegada e poder comemorar com a torcida daqui é um sentimento indescritível. Esse foi o meu 13º título brasileiro e tenho muito orgulho desse resultado, do nosso povo. Como eu costumo dizer lá fora, podem errar até a pronuncia do meu nome, mas não errem o nome do meu país”, contou Avancini.
Segundo colocado na última atualização do ranking mundial e detentor da melhor marca do MTB Brasileiro em Mundiais e Copas do Mundo, Avancini comemorou a boa fase: “Realmente essa tem sido uma temporada fantástica, de muitas realizações. Hoje consegui administrar bem todas as voltas e fui prudente, sempre tentando controlar a corrida para evitar qualquer tipo de problema mecânico ou queda“, explicou.
A segunda colocação ficou com a nova promessa do MTB Brasileiro, José Gabriel Marques, de 22 anos, da Groove/Shimano/Chaoyang, O ciclista cruzou a linha de chegada com 1h27’54” e não escondeu a emoção de subir ao pódio no seu primeiro ano na categoria elite. “Chegar no pódio no meu primeiro ano de elite foi demais. Foram meses de preparação focado no Brasileiro, então terminar a prova com a medalha de prata mostra que estou seguindo o caminho certo”, comentou. A terceira colocação ficou com Guilherme Muller, também de 22 anos, da Sense Factory Racing, que completou a prova em 1h29’04”.
Jaqueline Mourão, 42, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de MTB XCO após quase uma década afastada do pedal. Ex-integrante da seleção brasileira de MTB, ela voltou a se dedicar ao esporte faz poucos meses. “É uma honra muito grande poder dividir o pódio com atletas jovens, que já fizeram parte de um projeto de revelação de talentos que desenvolvi há alguns anos em parceria com a confederação. O Mountain Bike brasileiro vem evoluindo de uma forma incrível e os atletas precisam aproveitar esse momento”, destacou a campeã.
Jaqueline largou forte e liderou três das quatro voltas do percurso, completando a competição com o tempo de 1h28’48”. Raiza Goulão, da Primaflor Mandraker Rotor, enfrentou problemas mecânicos ainda na primeira volta, mas fez uma corrida de recuperação e, após perder várias posições, conseguiu recuperar, fechando sua participação com 1h32’19” e a medalha de prata. Leticia Candido, da Audax/FSA, fez 1h36’12” e completou o pódio com o bronze.
Na categoria Sub-23 masculina, Mario Couto Santos, da Sense Factory Racing, conquistou a medalha de ouro, Edmilson Aquelino Macedo, do Lar Nossa Senhora Aparecida, foi o segundo colocado, e Jeferson Batista Flores, da ACM, o terceiro. O título da Junior masculino ficou com Ygor Oliveira, do Clube Esportivo Loucos por Trilha, seguido por Thiago Freitas Souza, da Seven Racing, e Pedro Goulart, segundo e terceiro, respectivamente.
Entre os demais campeões, também comemoraram o título: Lazaro Moreira na Infantojuvenil, Alex Malacarne na Juvenil, Danillo Henrique na Master A1 (30-34 anos), Marcelo Manoel na Master A2 (35-39 anos), Marconi Ribeiro na Master B1 (40-44 anos), Gustavo Jorge na Master B2 (45-49 anos), Welington Aquino na Master C1 (50-54 anos), Ricardo Machado na Master C2 (55-59 anos), Dilermano Melo na Master D1 (60-64 anos), Hélio Vilela na Master D2 (65-69 anos) e Lucio Soares na Sub30.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…