Henrique Avancini está vivendo um dos melhores momentos de sua carreira. O ciclista de Petrópolis (RJ) venceu a prova de short track (XCC) da etapa de Vallnord (Andorra) da Copa do Mundo de MTB, nesta sexta-feira (13). Foi também em Vallnord que Avancini começou a despontar no cenário mundial do esporte, ao ficar entre os dez melhores na mesma etapa em 2017.
No último dia 10, ele foi alavancado ao posto de segundo melhor do mundo em sua modalidade (o MTB XCO) no ranking da UCI, após conquistar um quarto lugar na etapa italiana da competição.
“É simplesmente incrível. Tive ótima performance no short track. Estar no topo do mundo no short track é uma sensação maravilhosa. Tive as pernas muito boas nas outras disputas do XCC nas Copas do Mundo anteriores, mas acabava que eu me perdia um pouco no decorrer das provas. Por isso, conversei bastante com as pessoas da minha equipe. Tínhamos um plano e conseguimos entregá-lo com sucesso. Estou muito feliz. Esta vitória é para o Brasil, um momento realmente especial para nós”, declarou Avancini logo após a corrida.
Henrique Avancini completou as oito voltas do percurso reduzido em 19min53, apenas um segundo à frente do vice-campeão da prova, o holandês Mathieu Van Der Poel, que chegou junto do italiano Gerhard Kerschbaumer, terceiro colocado e que completou o pódio do XCC.
Avancini registrou ainda a volta mais rápida da disputa: 2min22.200, apenas 0.7 mais rápido do que a melhor volta de Van der Poel. Seus companheiros de Cannondale Factory Racing Team, equipe que lidera o ranking da Copa do Mundo, terminaram no top 10: o francês Maxime Marotte foi o sétimo e o alemão Manuel Fumic, o décimo.
“Tive uma boa disputa com o Gerhard Kerschbaumer. Apesar de ser uma prova de short track, o esforço é muito similar ao do cross country olímpico. Vi que ele diminuía a distância aos poucos na metade da prova. Tentei sempre controlar os caras mais rápidos, como Van Der Poel e o Nino, aqueles que tinham potencial. Foi incrível. Minhas pernas estavam muito fortes e fui ganhando confiança a cada volta“, contou. “Na última semana consegui meu primeiro pódio em etapas da Copa do Mundo de Cross Country. Hoje não imaginava isso acontecendo. Como eu costumo dizer, eu não pedalo por mim. Eu pedalo pelo meu País e pelo meu esporte. Eu pedalo pelas coisas em que eu acredito“, finalizou emocionado.
A programação para as elites do cross country segue neste domingo (15), com as disputas do cross country olímpico (XCO). As provas serão transmitidas pela Red Bull TV ao vivo e com narração em português. A decisão das mulheres no XCO começará às 7h, enquanto os homens pedalam a partir das 9h30 (ambos no horário de Brasília).
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…