Jogo de corpo: aprenda como se posicionar na bike para vencer obstáculos

Atualizado em 26 de setembro de 2017
Mais em Mountain Bike

Dentre as muitas técnicas para superar obstáculos e trilhas desafiadoras num percurso de MTB, o posicionamento correto do corpo sobre a bicicleta e como utilizá-lo em diferentes situações no pedal é um dos fundamentos mais importantes. De nada adianta ter a melhor suspensão ou mountain bike do mercado se o ciclista não souber se posicionar diante de diferentes obstáculos. Assim, pegamos algumas dicas com Pedro Ricciardi, mountain biker com mais de 25 anos de experiência e campeão de inúmeras provas amadoras, como o Big Biker.

Como se posicionar na bicicleta para superar obstáculos

Acionando os freios

Ao acionar os freios, o ciclista é naturalmente projetado para a frente, adotando uma posição desfavorável para sua estabilidade e controle da bike. Por essa razão, o acionamento dos freios deve ocorrer com antecedência, de modo que o ciclista tenha tempo para retornar à sua posição no centro de gravidade antes de transpor o obstáculo.

Trilhas acidentadas

 Nessa situação, o ideal é deixar o corpo relaxado e a bicicleta com mobilidade sob o corpo (solta), mas com uma pegada firme. Escolha a linha mais limpa e evite fazer mudanças bruscas. Ao mudar de direção, faça movimentos pequenos e precisos, sempre mantendo o peso sobre o centro da bike. Melhor transpor os obstáculos por cima do que tentar desviar lateralmente. Utilize braços e pernas como suspensões ao sobrepor pedras e tocos.

 

 

Areão

Ao deparar com um areão, entre com velocidade, pedalando para não perder a energia (momentum ou embalo), e desloque o peso para trás, deixando a roda da frente mais leve. Assim a roda de trás ganhará tração e a da frente flutuará sobre a areia — enquanto houver velocidade, você não terá dificuldades para pedalar.

Obstáculos maiores

 Antes de encarar grandes pedras ou troncos com velocidade, é importante ganhar confiança e prática. Evite chocar-se contra o obstáculo. Prefira sempre fazer uma transição suave. Ao tentar passar por uma pedra, por exemplo, quando a roda dianteira tocar nela, flexione os braços e traga o guidão para perto do corpo, deixando a roda rolar por cima da pedra. Já quando for passar a roda traseira sobre o obstáculo, flexione as pernas e leve o corpo um pouco para a frente da bike, aliviando assim a roda para subir e passar a pedra. Por fim, volte a esticar as pernas, empurrando a bike contra o chão.

Por Marcos Lembo