YouTubeFoto: YouTube

Documentário mostra trajetória de Henrique Avancini até a Rio 2016

Atualizado em 24 de fevereiro de 2017
Mais em Mountain Bike

Dono da melhor colocação já obtida por um brasileiro no ranking mundial do MTB XCO (cross country olímpico) na história da modalidade (15ª, em 2013), o carioca Henrique Avancini publicou em sua conta oficial no Youtube o documentário “Não é o que faço, é quem sou”, que mostra sua trajetória na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Além de registros das provas e dos treinamentos, o vídeo traz depoimentos exclusivos de integrantes do estafe do carioca de 27 anos.

Na Olimpíada, Henrique Avancini terminou os primeiros 10 km entre os 10 primeiros colocados, mas não conseguiu segurar o ritmo e caiu várias posições, até terminar a prova em 23º, com o tempo de 1h41min18.

“Quando eu comecei o ano, procurei me preparar mental e fisicamente de uma maneira crescente até os Jogos. Minha tensão, meu foco e meu empenho eram para crescer. Eu tinha que atingir um nível que eu jamais tinha alcançado. A preparação física foi muito mais complicada do que a preparação mental”, declarou o mountain biker no documentário.

 

 

A preparação de Henrique Avancini para a Rio-2016 foi prejudicada por uma lesão nas costas sofrida durante uma etapa da Copa do Mundo na Austrália. “Eu não consegui entregar o desempenho que eu vinha entregando nos treinamentos. Os números, a percepção e a velocidade que eu tinha simplesmente não aconteceram durante a prova”, disse.

“Quando a alta temporada começa, você não tem mais espaço de tempo para pensar, abalisar e investigar. Você tem uma temporada, compromissos, um calendário a ser cumprido, que nem sempre é estipulado pelo atleta. É o seu trabalho, você tem que fazer bem aquilo ali. No alto rendimento, não tem como fazer o seu trabalho estando 90%”, acrescentou.