Pedal Ecológico: esporte com consciência

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Mountain Bike

A edição do pedal Ecológico em 2014, marcada para este sábado, dia 15, a partir das 9h, terá um significado especial. Além de proporcionar o contato com a natureza e percorrer trilhas incríveis, o evento, organizado pelo Clube Sampa Bikers, ainda servirá de alerta para o uso consciente da água, especialmente diante da estiagem que o estado atravessa. Para isso, os participantes farão, na largada, no Yatch Clube Itaupu, na Riviera Paulista, um “abraço” simbólico da represa. 

A pedalada de mountain bike terá 12 km de percurso pela região, para ciclistas experientes e amadores, passando por trechos rurais de todo tipo de terreno e dificuldade.

“Queremos, de alguma forma, incentivar a população para o usos consciente da água. Por isso, estamos fazendo essa ação em um local tão simbólico e que, nas condições atuais, mostra bem como a situação é preocupante”, destaca Paulo de Tarso, o Paulinho, diretor do Sampa Bikers.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  SISTEMA “CRIA” ÁGUA CONFORME A PESSOA PEDALA

Com dois os níveis técnicos de passeio, o evento permite a participação de amadores e ciclistas profissionais. Ambos terão percurso de cross country 12 km, sendo que a avançado será em ritmo acelerado e com a possibilidade de duas voltas. O nível turismo é recomendado para aqueles que estão dando as primeiras pedaladas em terreno montanhoso mais que já possua em certo preparo físico. Já o nível avançado tem um ritmo forte e é ideal para pessoas que buscam manter a forma física ou até treinar para competições de bikes.

Será uma pedalada auto-guiada, na qual em ambas categorias os participantes deverão seguir sinalização do trajeto, isto é você quem estará descobrindo o caminho e indo em seu próprio ritmo. Uma das atrações do evento é a presença do campeão pan-americano da MTB, categoria Máster, Edu Ramires, que recentemente conquistou o título na Argentina. Ele estará ao lado dos inscritos na Avançado.