Produção de bicicletas no Brasil deve aumentar em 2018Foto: Produção de bicicletas no Brasil deve aumentar em 2018

Abraciclo vê aumento na produção de bicicletas no Brasil em 2018

Atualizado em 12 de dezembro de 2017
Mais em Notícias

Em uma coletiva realizada hoje da manhã em São Paulo (SP), a Abraciclo (Associação brasileira dos fabricantes de motocicletas, ciclomotores, motonetas, bicicletas e similares) divulgou números relacionados à sua produção de bicicletas no Brasil em 2017.

Em novembro, suas associadas fabricaram quase 80 mil bicicletas no Polo Industrial de Manaus, principal zona produtora do país. O número é maior do que o da produção de outubro e também mais alto do que o medido em novembro de 2016.

Para 2018, a Abraciclo, que representa quatro grandes fábricas (Caloi, Sense, Houston e OX Bike) e 12 marcas, projeta que saiam de suas linhas de produção cerca de 735 mil bicicletas, um número 9% maior em relação a este ano.

“Este crescimento ocorre em função de três fatores: melhoria da conjuntura econômica, avanço no uso da bicicleta na mobilidade urbana e prática crescente de atividades físicas e esportivas”, diz João Ludgero, vice-presidente do segmento de bicicletas da associação. 

Importação e exportação

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) analisados pela Abraciclo, a importação de bicicletas no Brasil totalizou pouco mais de 24 mil unidades em novembro, volume 114% superior ao registrado no mesmo mês no ano passado. A maioria das bicicletas importadas que chegam ao Brasil vêm principalmente da China, de Taiwan e de Portugal.

Em relação às bicicletas exportadas pelos associados da Abraciclo, os principais destinos este ano foram a Bolívia e o Uruguai.  

 

 

Abraciclo

A Abraciclo tem 41 anos de história e 14 associadas, principalmente empresas ligadas à produção e comércio de motocicletas no país. Além de representar os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, também investe em ações que visam a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura. De acordo com a associação, o Brasil é atualmente o quarto maior produtor mundial de bicicletas. 

Em 2016, o Brasil tinha uma frota de mais de 70 milhões de bicicletas, e produzia 2,5 milhões de unidades por ano.