Notícias

Primeiro Brasil Challenge leva o MTB para a Mata Atlântica de Ibitipoca

A Serra do Ibitipoca (MG) será o palco da primeira edição do Brasil Challenge, que acontece entre os dias 4 e 6 de maio. A região faz parte de uma das mais belas reservas de Mata Atlântica do país e apresenta uma série de trilhas para os mais variados níveis técnicos – um prato cheio para o MTB.

Grandes nomes da modalidade estão confirmados na disputa, como Henrique Avancini, Viviane Favery, José Gabriel Marques e Lukas Kaufmann, além de times completos como a Caloi Avancini Team e a Cannondale Brasil Racing. A competição soma pontos para o ranking mundial (UCI), o da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e o da Federação Mineira de Ciclismo (FMC).

Percurso cênico

 

“Os ciclistas passarão por vilas históricas, cachoeiras, trilhas, vistas e lugares de beleza natural incrível”, afirma Felipe “Mamão” Gomes, organizador do evento. “Os percursos incluem trechos muito técnicos ao longo de vales úmidos, com terreno de trilhas rápidas”. Na prova principal, de três dias de duração, os atletas cobrem diferentes distâncias a cada dia: 60 km na sexta, 100 km no sábado, e 57 km no domingo. A prova promete ser dura e desafiadora, testando as habilidades dos competidores do começo ao fim.

O percurso tem uma característica muito técnica, e destaco o segundo dia como um ponto chave da prova. Será a etapa mais longa, e teremos um ganho de elevação superior a 2.600 metros “, ressalta Mamão.

O percurso principal passará pelas cidades de Lima Duarte, Santa Rita do Ibitipoca, Souza do Rio Grande, Olaria, São Domingos e Rancharia. A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são algum dos pontos atrativos da região, que também oferece mirantes, grutas, cachoeiras e as piscinas naturais formadas pelos Rios do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho.

O pico da Lombada, também conhecido como Ibitipoca, com 1.784 metros de altitude, oferece uma imperdível vista panorâmica do lugar. A fauna local também é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó.

Outras provas

No sábado (5), será realizada uma Trail Run – corrida a pé na montanha – com percursos de três a 10 km, que podem ser disputados por adultos e crianças. Já no domingo (6), será disputada a Marathon XCP, uma aventura incrível de 57 quilômetros, que poderá ser feita também com bicicletas elétricas.

 

>>> Serviço

Brasil Challenge Internacional
Data: 04, 05 e 06 de maio
Local: Lima Duarte – Minas Gerais
Horários das Competições: Todos os dias a partir das 09h
Concentração de largada: Hotel Alpha Ville Chalés – Estrada Lima Duarte, Sítio Cachoreirinha, 10, Conceição do Ibitiboca (MG)
Público: Entrada gratuita

 

Fernanda Beck

Share
Published by
Fernanda Beck

Recent Posts

MOV

42 minutos ago

Eco SP

42 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago