Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A UCI (União Ciclista Internacional) divulgou hoje de manhã um comunicado informando que o britânico Chris Froome, campeão da Volta da Espanha este ano pela equipe Sky, testou positivo para a substância salbutamol em um exame de doping feito durante a competição. O composto é um broncodilatador usado no remédio para asma que Froome usa.
Chris foi submetido ao teste de urina no dia 7 de setembro, durante a prova, e foi notificado do resultado encontrado no dia 20 do mesmo mês. A amostra B confirmou o resultado da amostra A. A amostra indicou a presença do salbutamol além do limite permitido de 1000ng/ml. No entanto, a presença da substância não deve implicar na suspensão do atleta.
Em um comunicado oficial após a divulgação do resultado do teste, Froome declarou ter seguido as instruções da equipe médica da Sky para aumentar a dosagem do remédio durante a Vuelta. “É de conhecimento público que tenho asma, e conheço detalhadamente as regras. Eu utilizo um inalador para atenuar os sintomas (sempre dentro dos limites permitidos) e sei que sou, obviamente, testado em cada dia que uso a camisa de líder”, disse.
Chris Froome venceu o Tour de France quatro vezes (2013, 2015, 2016, 2017), e em 2017 conquistou sua primeira Volta da Espanha, cravando uma “dobradinha” dos títulos que não era vista desde 1978, quando francês Bernard Hinault venceu as duas provas. O britânico já havia anunciado que disputará a próxima edição do Giro d’Italia, a única grande competição do Grand Tour que ele ainda não venceu.
Compartilhar link