Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O indiano Divyanshu Ganatra perdeu a visão de ambos os olhos aos 19 anos de idade, por conta de um glaucoma, mas sua paixão pela bicicleta permaneceu. Todo ano, o ciclista cego comanda uma expedição que sobe as montanhas do Himalaia, voltada especialmente para pessoas com deficiência.
Neste ano, Ganatra, que reside na cidade de Pune, foi acompanhado por mais quatro ciclistas cegos – guiados por pessoas com visão normal -, atletas com outras limitações físicas e simpatizantes de sua causa.
As expedições ciclísticas no Himalaia são parte da iniciativa Fundação Aventuras além das Barreiras, que Divyanshu Ganatra criou depois de se tornar o primeiro cego a fazer um voo de parapente sozinho, em 2014.
A intenção do indiano é utilizar os esportes de aventura para chamar a atenção para a necessidade de mais políticas de inclusão de deficientes na sociedade. Este ano foi a quarta vez que o ciclista cego explorou o Himalaia em cima de uma bicicleta.
“As pessoas com deficiência estão ao seu redor, mas você nunca as vê. Você não as encontra em lugares públicos, em locais de trabalho, no cinema”, disse, em entrevista à BBC.
Compartilhar link