Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por Tadeu Matsunaga
Roberto Barbosa, um dos mais importantes nomes do ciclismo brasileiro, faleceu nesta quarta-feira. Nascido em Poços de Caldas, ainda criança mudou-se para cidade de Assis, interior de SP onde surgiu a paixão pelo ciclismo. Aos 76 anos, ele era um exemplo de vitalidade, já que continuava suas pedaladas – cerca de 2 a 3 horas diárias.
Em mais de 50 anos dedicados ao esporte, Barbosa colecionou inúmeras vitórias e títulos, tanto na elite como em provas para masters. Ao longo de sua carreira competiu em diversos países, com destaque para suas passagens pela Argentina, Uruguai e Brasil.
No Uruguai conquistou mais de 100 vitórias, enquanto na Argentina foram mais de 50 troféus. No Brasil foi inúmeras vezes campeão paulista, campeão brasileiro, além de obter quatro títulos no Pan-Americano Masters e a 3ª posição no Mundial disputado na Espanha. Também acumulou triunfos na Colômbia, Peru, Canadá e Estados Unidos.
Fez parte do “super” time da Caloi na década de 60 ao lado de Anésio Argenton, Antônio Alba, José de Carvalho, Cláudio Rosa, Luís Carlos Flores, entre outros.
Confira os principais resultados de Roberto Barbosa ao longo da carreira:
-2 VEZES CAMPEÃO LUSO BRASILEIRO – PORTUGAL;
-4 VEZES CAMPEÃO PAN-AMERICANO MASTERS (TOTAL 10 MEDALHAS);
-30 VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO;
-38 VEZES CAMPEÃO PAULISTA;
-3º COLOCADO NO MUNDIAL MÁSTERS – ESPANHA;
-BI CAMPEÃO DE MASTERS – PERÚ;
-CAMPEÃO E MELHOR CICLISTA MASTERS – COLOMBIA;
-10 VEZES CAMPEÃO DAS 200 MILHAS VETERANOS – URUGUAI;
-5 VEZES CAMPEÃO DA VOLTA DAS FLORES- URUGUAI;
-3 VEZES CAMPEÃO VOLTA DA ARGENTINA – MISIONES;
-ARGENTINA> MAIS DE 50 TROFÉUS;
-URUGUAI> MAIS DE 100 TROFÉUS.
Compartilhar link