Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Começou a operar na última segunda-feira (18) um ônibus que transporta bicicletas entre Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. Batizado de Bike GV, o veículo possui canaletas e ganchos para a fixação das bikes no lugar dos assentos. A tarifa é de R$ 1,25, metade do valor dos ônibus convencionais.
São apenas dois pontos de embarque e desembarque. Um na Avenida Carioca, ao lado do Terminal de Vila Velha, e outro na Praça da Ciência, em Vitória. O trajeto entre as duas cidades é feito pela Terceira Ponte. O veículo não faz paradas em eventuais pontos ao longo do percurso.
O tempo gasto por viagens é de aproximadamente 12 minutos. De acordo com a subsecretária estadual de mobilidade urbana, Luciene Becacici, o grande objetivo do projeto é estimular o uso da bicicleta como uma modalidade de transporte, além de uma solução de travessia pela Terceira Ponte, que não possui ciclovia.
“A ponte tem uma rampa muito longa e inclinada, por isso uma ciclovia nela seria inviável. Pensamos no ônibus como uma solução para os ciclistas ou para o usuário em potencial na redução do tempo de viagem de Vitória a Vila Velha, criamos uma infraestrutura cicloviária que liga os dois municípios”, disse.
O ônibus comporta até 17 bicicletas. Só é permitido o embarque e desembarque de bikes e seus respectivos donos. A princípio, dois veículos farão as viagens, que sairão a cada 30 minutos, nos horários de pico, e a cada 45 minutos, nos demais horários. A última viagem, de retorno a Vila Velha sairá da Praça da Ciência, às 20h30.
Compartilhar link