São subidas leves e acentuadas, descidas brandas e exigentes (com muitas freadas), estradas movimentadas e desertas e, todas cheias de belas paisagens de vales, serras, picos e cachoeiras (sem se esquecer dos pontos gastronômicos). São Paulo tem rotas para todos os gostos. Veja duas delas, para desbravar a partir de Santo Antônio do Pinhal: a Serra do Paiol e a Serra Velha de Campos do Jordão.
Serra do Paiol
Ao sair de São Paulo, de carro, pegue a Rodovia Presidente Dutra, a BR-116, e depois a SP-050 para chegar em Santo Antônio do Pinhal, o ponto inicial. A menos de 180 km da capital paulista, a cidade será o ponto inicial dos 50 km de pedaladas até São Bento do Sapucaí, onde começa a Serra do Paiol. A estrada é pouco movimentada, a maior parte plana e com belas paisagens para os ciclistas, como a Pedra do Baú (um dos grandes pontos de escaladas do Brasil).
Ao chegar ao pé da Serra, a situação muda um pouco. E para enfrentar o desafio da subida, recomenda-se se livrar de pesos extras. São 7 km de curvas bem acentuadas e uma média de 13,4% de inclinação até o ponto mais alto, o destino final da rota.
Serra Velha de Campos do Jordão
Mais uma vez, o ponto de partida é Santo Antônio do Pinhal, no interior paulista, porém, a proposta é curtir a Serra Velha de Campos do Jordão, durante sete horas de muita pedalada. A rota fica na estrada SP- 050, que passa pelas cidades de Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, um dos trajetos da Copa VO2. O trajeto oferece curvas suaves, inclinação média e branda, sombra, belas paisagens da serra e ainda paradas gastronômicas.
O percurso é composto por três subidas, sendo todas perfeitamente assimiláveis tanto para ciclistas preparados quanto para aqueles fora de forma. A primeira, da Serra Velha de Campos do Jordão, tem 12,7 km, com inclinação média de 5,2%, sendo uma das mais longas da região; a segunda, na saída de Campos do Jordão, tem 3,1 km, com inclinação média de 5,6%; e a terceira, até o topo da Serra do Paiol, tem 4,4 km e inclinação média de 7%. Esta pode dar um pouco mais de trabalho, mas é um trajeto curto.
Para voltar a Santo Antônio do Pinhal, é necessário descer a Serra do Paiol, que exige atenção e esforço ao frear constantemente nas curvas. Mas, é recompensado pela vista da Serra da Mantiqueira no horizonte. Após a descida, o trajeto percorre a rodovia MG-173 e, por fim, novamente, a SP-50 até retornar a Pinhal.
Dica: antes de pegar estrada fique atento a algumas dicas: faça uma revisão na bicicleta antes de pegar o rumo; pesquise o horário de alguns parques estaduais, caso passe por eles; estude o roteiro; e se abasteça de água e comida, pois há lugares sem infraestruturas.
[nggallery id=38]
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…