Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ciclistas profissionais da Itália criaram um projeto para pedir mais segurança nas estradas. A petição leva o nome de Michele Scarponi, vencedor do Giro d’Italia e morto em abril de 2017 ao ser atropelado por uma van.
O ciclista foi vítima de um atropelamento enquanto treinava próximo de sua casa, em Filottrano. Atingido por um van em um cruzamento, ele faleceu no local.
Lançada pela Associação Italiana de Corredores e Ciclistas Profissionais (ACCPI), a petição pede três mudanças em prol dos ciclistas: a construção de ciclovias, uma distância mínima para as ultrapassagens e apoio psicológico às vítimas e suas famílias.
Além do nome de Scarponi, a petição tem o apoio de alguns dos principais atletas do ciclismo italiano, como Matteo Trentin e Daniel Oss.
“Nos últimos anos, o número de acidentes que causaram a morte ou ferimentos permanentes entre aqueles que usam bicicletas como transporte ou esporte aumentou constantemente”, disse a ACCPI.
“Crianças, mães e pais que andam nessas estradas geralmente estão inseridas em condições perigosas, devido à falta de respeito que as leis, a infraestrutura e os motoristas têm em relação a eles”.
Após a morte de Scarponi , uma investigação foi aberta e o motorista da van, Giuseppe Giacconi, admitiu que estava utilizando o celular durante a viagem. O caso foi encerrado quando este morreu de câncer, em fevereiro do ano passado.
A petição em homenagem a Michele Scarponi conseguiu cerca de 3.000 assinaturas em apenas um dia.
É possível acessá-la pelo link.
Compartilhar link