Um novo projeto da ONG Bike Anjo vai ajudar cegos a utilizar bicicletas na cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O grupo, que já trabalhava com atendimentos personalizados a pessoas com síndrome de Down e transtorno de espectro autista (TEA) em uma iniciativa chamada Bike para Todos, agora criou um equipamento para permitir que pessoas com deficiência visual utilizem bikes.
O dispositivo, chamado ODKV (O de cá vê), transforma um par de bicicletas gêmeas convencionais urbanas em uma ferramenta de inclusão e acessibilidade, ao conectar por meio de tubos as duas bikes. Assim, o cego pode pedalar conectado a uma pessoa com visão normal, que guia as duas bicicletas ao controlar o guidão da sua.
A nova fase do projeto Bike para Todos será lançada em meados de dezembro e contará com voluntários oferecendo aulas semanais aos cegos, para que eles desenvolvam confiança e autonomia. A ideia é utilizar um local com que os deficientes visuais já tenham familiaridade, para evitar a resistência natural de ambientes incomuns à sua percepção com muitas pessoas ou outras distrações.
O ODKV surgiu após o grupo Bike Anjo acompanhar o Desafio Intermodal de Volta Redonda de 2017, em que percebeu a dificuldade enfrentada por deficientes visuais para utilizar o transporte público na cidade.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…