Projeto une bike e vela em expedição oceânica

Atualizado em 27 de julho de 2016
Mais em Notícias

A partir de julho, a equipe e os instrutores do veleiro Mistralis, e mais um grupo aproximado de oito pessoas, darão início à Expedição Mistralis – Pedalando e Velejando, que começa no litoral baiano, passa por Fernando de Noronha, e segue até Buenos Aires. Desde 2004, a equipe do Mistralis realiza travessias oceânicas pelo Brasil, mas, este ano resolveram incluir bicicletas durante alguns percursos.

“Sempre víamos ao largo as belezas e os encantos de nossa costa e não tínhamos como desfrutá-la. Não tínhamos como aproveitar a refrescante sombra de um coqueiro ou saborear uma água de coco ou ainda descansar na beira da praia, decidimos que era hora de nos aventurarmos também em terra firme. Surgiu então a idéia de pedalarmos durante alguns trechos do litoral que passamos todos os anos velejando”, diz Felipe Caire, comandante do barco.

“A vida a bordo durante as travessias chega quase a ser sedentária. Enquanto velejamos nossas atividades se resumem à navegação, regulagem das velas, e coisas simples do dia-a-dia. Atividades essas que não trabalham nosso lado aeróbico e quando precisamos fazer força e resistência nos sentimos cansados. Para isso nada melhor do que pedalarmos e ainda conhecermos os lugares por onde passamos velejando”, acrescenta.

O início da expedição será em Caravelas, onde os participantes embarcarão com suas bicicletas a bordo do veleiro Mistralis. De lá seguem velejando até Abrolhos, e depois até Porto Seguro. Um ônibus os levará até Cumuruxatiba, uma antiga vila de pescadores, onde terá início a pedalada, que em alguns dias pode chegar a 40 km, incluindo travessia de rio com a ajuda de pescadores.

A aventura sobre duas rodas também levará o grupo Trancoso e Arraial D’Ajuda, em um percurso pelas belas praias da região. Depois os ciclistas-velejadores retornam ao veleiro e se preparam para continuar a viagem por mar até Recife, onde participam de uma das mais importantes regatas brasileira, a Refeno, que os levarão até Fernando de Noronha. Para os interessados em participar do projeto mais informações estão disponíveis no www.mistralis.com.