Shimano lança novo Dura-Ace R9100

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Notícias

Mais de 150 anos após o desenvolvimento dos primeiros componentes para bicicletas, a japonesa Shimano continua a impulsionar a busca pela inovação com o lançamento do novo Dura-Ace R9100, considerado o grupo de ciclismo de estrada mais avançado do mercado.

Segundo o fabricante, o conceito por trás do novo Dura-Ace R9100  foi examinar e melhorar cada um dos componentes a fim de otimizar e maximizar a pedalada – ou seja, minimizar a perda da energia que o ciclista coloca na bike e o seu desempenho. Neste sentido, cada componente foi projetado para trabalhar com a máxima eficácia em conjunto com todos os outros componentes do sistema.

O novo Dura-Ace R9100 adota o sistema eletrônico desenvolvido para o mountain bike, ao introduzir a tecnologia Shimano de sincronização de marchas do câmbio traseiro para as bikes de estrada. Permitindo assim aos ciclistas terem o controle de ambos os câmbios com o toque em apenas um único botão de troca de marchas.

A novidade inclui ainda uma opção integrada de medidor de potência, opções de freio a disco hidráulicos para melhor desempenho de frenagem e novos perfis de rodas para fornecer um novo nível de desempenho. Além disso, o novo Dura-Ace R9100 beneficia-se do novo aplicativo Shimano E-TUBE, habilitado para Bluetooth, o que permite aos ciclistas fazerem download de diferentes perfis para bicicletas equipadas com Di2 e também otimizar as preferências de trocas de marchas a partir de smartphones e tablets.

Transferência de potência ideal 

Um novo design para a pedivela de 2×11 velocidades HOLLOWTECH II traz uma nova mudança estética e melhora de performance da troca de marchas para o Dura-Ace. O braço da pedivela do HOLLOWTECH II é mais alargado e mais leve, a coroa HOLLOWGLIDE melhora a rigidez e transferência de potência do ciclista por meio do pedal para a transmissão, enquanto diminui em 7g o peso em comparação com a pedivela Dura-Ace anterior.

Cinco variações de pedivela estão disponíveis nas seguintes relações: 50-34D, 52-36D, 53-39D, 54-42D e 55-42D, com sete comprimentos do braço do pedivela que vão desde 165 a 180 mm. Os pesos variam de 609 gramas (50-34D) a 621 gramas (53-39D).

Medidor da potência 

O FC-R9100-P é o primeiro sistema de medição de potência do pedal da Shimano e também o primeiro medidor de potência integrado ao pedivela do mercado. É construído para fornecer ao ciclista um dos sistemas mais precisos de medição de potência, utilizando a tecnologia de bikefitting.com, uma empresa da Shimano de propriedade especializada em instrumentos altamente avançados em bike fit.

Ele permite medir não apenas a potência pura de watts, mas também as potências das pernas esquerda e direita separadamente, bem como a cadência, dando ao ciclista a verdadeira medida do desempenho, isolado a partir de fatores externos, como inclinação, superfície da estrada e do vento.

O “cérebro” do medidor de potência fica dentro do corpo do Dura-Ace na unidade do pedivela (a aranha) e o sensor fica dentro dos braços do pedivela para medir a potência das pernas esquerda e direita. O cérebro do sistema é discreto e compacto, proporcionando um sistema dos mais leves e com design mais clean do mercado. Devido o medidor de potência estar ligado à aranha, as coroas podem ser facilmente trocadas sem afetar a sua precisão.

Um novo nível de desempenho de roda 

Duas forças se combinam para retardar os ciclista: a resistência do ar e a inércia. As rodas do Dura-Ace R9100 são projetadas para combater estas forças por meio de características aerodinâmicas e reduzida resistência ao rolamento.

Duas novas plataformas de largura 28mm e aros C60 e C40 trazem uma roda mais rígida para reforçar a transmissão de força lateral e dianteira, com aros ultra leves de carbono de 60 mm e 40 mm, também projetados para reduzir a resistência do ar. Isso permite a roda do Dura-Ace R9100, em um cenário real, ganhar 16W em relação ao grupo de roda do Shimano Dura-Ace 9000, no aro C50.

As rodas C24 completam o Dura-Ace dando aos ciclistas a escolha de três alturas de aro: 60mm, 40mm e 24mm. As rodas estão disponíveis nas versões clincher, tubulares ou tubeless (sem câmara) com cubos de blocagem rápida e opção de eixo E-Thru (12mm).

Mudança de marchas e freios hidráulicos

O alcance das opções de mudança de marcha do Dura-Ace R9100 foi projetado para atender a todos os ciclistas de alto nível. Trocas de marcha eletrônicas ou mecânicas podem ser combinadas com alavancas de freios hidráulicos ou mecânicos, podendo ser montadas em guidões ou clips de triatlo e contrarrelógio.

A introdução dos freios hidráulicos no grupo Dura-Ace vem oferecer maior controle e confiança na frenagem em condições severas de tempo. As capas das alavancas hidráulicas (ST-R9120/70) foram projetadas para incorporar o reservatório e oferecer posição ergonômica para as mãos, similar ao da alavanca de freio mecânico (ST-R9100/50). A posição da manete é customizável para maior precisão. Ciclistas que optarem pela versão eletrônica Di2 também podem customizar a função multi-shift (multi-trocas) através de botão de on/off, ou, através do software E-TUBE.

Função de trocas sincronizadas 

O SHIMANO Synchronized Shift é a nova função introduzida ao grupo de estrada eletrônico, projetada para simplificar a escolha da marcha e facilitar a decisão em situações de corrida. Dois modos de trocas sincronizadas estarão disponíveis:

• Full SHIMANO Synchronized Shift (modo de trocas totalmente sincronizadas): o câmbio dianteiro reage com base na posição do câmbio traseiro. Isso significa que, quando ativado, não há necessidade de utilização de 2 trocadores para os câmbios dianteiro e traseiro. Os 2 botões de um único trocador controlarão os 2 câmbios.

• Semi SHIMANO Synchronized Shift (modo de trocas semi-sincronizadas): o câmbio traseiro reage com base na posição do câmbio dianteiro, fazendo a mudança para a marcha mais adequada quando o ciclista fizer a troca dianteira.

Os câmbios dianteiros e traseiros Di2 são conectados através da pequena unidade wireless EW-WU111 permitindo uma conexão privada ANT entre o Dura-Ace R9100 e dispositivos de outros fabricantes. Estes componentes podem ser conectados ao software Shimano E-TUBE que é amigável aos aspectos programáveis do sistema de trocas de marcha eletrônicas Di2. Adicionalmente, através da tecnologia Bluetooth, poderá também ser acessível por smartphones e tablets.

O Sistema de troca mecânica também vem com melhorias visando primordialmente trocas de marcha incrivelmente responsivas. Uma nova estrutura de câmbio dianteiro e montagem direta de câmbio traseiro SHIMANO SHADOW RD reduz o esforço fazendo com que a performance das trocas mecânicas fluam ainda melhor. O peso do dianteiro (FD-R9100-F) e do traseiro (RD-R9100) é de 69g e 158g respectivamente.