Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Imagine usar todas as 24 horas de um dia para pedalar uma bicicleta. Parece loucura? O austríaco Christoph Strasser topou o desafio e percorreu 941,873 quilômetros, novo recorde mundial para esse tempo. A distância equivale a mais de três mil voltas na pista do velódromo de Gretchen, na Suíça. O ultraciclista, quatro vezes vencedor da Race Across America, fez apenas uma pausa de três minutos para ir ao banheiro e manteve uma velocidade média de 39,42km/h.
Logo nas primeiras duas horas pedalando, o austríaco já passava por alguns problemas: sua posição aerodinâmica estava pressionando o estômago, o que o impediu de consumir qualquer tipo de fluidos no período. Manter-se hidratado e nutrido era essencial para completar a tarefa, e essa perda obrigou o atleta a resistir às ânsias de vômito até conseguir se alimentar novamente.
Pilotando sempre no sentido anti-horário, Strasser se manteve com o corpo inclinado para a esquerda durante as 24 horas, o que causou mais dores naquele lado do corpo em comparação ao direito, ele explicou em entrevista ao Cyclist. As regras para validar seu recorde não permitiam que ele invertesse sua trajetória para a horária, tornando esse sofrimento inevitável.
O maior inimigo, no entanto, era um tanto quanto improvável: o tédio. Christoph Strasser não esperava que superar esse obstáculo fosse tão difícil, mas já estava preparado para combatê-lo. Um sistema de rádio permitia a comunicação entre ele e sua equipe, que ficou o tempo todo conversando e o apoiando.
Depois de quebrar a antiga marca de Mark Baloh (903,765km), o recordista diz que não voltará a pedalar em um velódromo. Ele reconheceu a experiência como especial e achou interessante reconhecer sua capacidade física e mental, mas afirmou não ter se divertindo durante o desafio e confirmado sua preferência pela estrada.
Compartilhar link