Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O belga Victor Campenaerts estabeleceu um novo recorde mundial da hora, nesta terça-feira. Campeão europeu de contrarrelógio, ele percorreu 55.089 km em um velódromo em Aguascalientes, no México, a 1.800m de altitude.
O recorde anterior pertencia ao britânico Bradley Wiggins, campeão do Tour de France de 2012 e medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos. Em 2015, ele percorreu 54.526 km em um velódromo, em Manchester, a nível do mar, nos mesmos 60 minutos.
Desde então, foram dez tentativas de quebrar a marca estabelecida pelo britânico.
“Ao olhar para a lista de recordistas, percebo que estou entre os grandes ciclistas da história. Foquei nisso durante muito tempo e estou feliz por ter conseguido”, disse Campenaerts.
O belga chegou ao recorde mundial da hora com um ritmo firme. Na primeira metade da tentativa, ,percorreu o velódromo de 250 metros com voltas variando entre 16,2s a 16,4s.
No terço final, o ritmo caiu, com as voltas variando entre 16,4s e 16,6s. Nas últimas seis voltas, usou a força que restava para rodar sempre abaixo de 16,2s – as duas últimas foram em menos de 16s.
“Foi difícil, eu estava um pouco otimista nos primeiros 30 minutos e então eu percebi que tinha que desacelerar um pouco o ritmo. Mesmo assim, acho que eu continuava sendo mais rápido que Wiggins”, disse Victor Campenaerts.
Para se preparar para os esforços necessário na alta atitude de Aguascalientes, o ciclista belga passou duas semanas no México dormindo em condições simuladas acima de 3.000m.
Com o recorde, o ciclista da Lotto Soudal se juntou ao suíço Tony Rominger e ao britânico Chris Boardman na lista de ciclistas que ultrapassaram os 55km em uma hora no velódromo.
Rominger e Boardman, no entanto, utilizaram equipamentos fora dos parâmetros estabelecidos pela União Ciclística Internacional e não tiveram seus feitos elegíveis para recorde.
Compartilhar link