Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O ajuste dos parafusos limitadores do câmbio dianteiro é fundamental para que na mudança de uma coroa para a outra a corrente não caia para o lado do quadro ou para fora da pedivela. A função de cada parafuso depende do desenho do câmbio. Em alguns modelos, o parafuso de fora ajusta o limitador da coroa maior e o de dentro, o limitador da coroa menor. Em outros, dependendo de onde o cabo está conectado (por cima ou por baixo), a função pode ser invertida, o que pode ser verificado fazendo um teste — apertando os parafusos com o câmbio na mesma posição e prestando atenção em qual limitador é acionado.
Passo 1
Para ajustar o limitador da coroa menor, deve-se deixar a corrente na referida coroa (na frente) e no pinhão maior (atrás).
Passo 2
Ao apertar o parafuso correspondente, o câmbio dianteiro se aproxima da corrente. Ao soltar o mesmo parafuso, o câmbio se distancia.
Passo 3
A distância entre a corrente e a parte interna do câmbio dianteiro deve ser de 2 a 3 mm no máximo. Se for maior que isso, a corrente pode cair para o lado do quadro na passagem da coroa maior para a menor. Se a distância for menor, a corrente vai raspar na parte interna do câmbio.
Passo 4
Para ajustar o limitador da coroa maior, deve-se deixar a corrente na referida coroa (na frente) e no pinhão menor (atrás).
Passo 5
A distância entre o câmbio e a corrente é regulada apertando-se o parafuso correspondente — da mesma forma do passo 2 — e também deve respeitar o limite de 2 a 3 mm — como no passo 3.
Por Johnny Lin
Compartilhar link