Para um bom funcionamento do câmbio dianteiro, é preciso ajustar a altura e o alinhamento do passador em relação à coroa maior. Confira o passo a passo sobre como fazer esse ajuste.
Para verificar a altura, deve-se puxar o câmbio para cima, aproximá-lo da coroa e utilizar uma chave allen 3 mm para medir a distância do braço em relação a um dos dentes. Para um bom funcionamento do câmbio, a altura deve estar entre 1 e 3 mm.
Passo 2
É necessário também verificar o giro do câmbio dianteiro, puxando-o para cima e averiguando se o braço está sobreposto e alinhado com os dentes da coroa maior.
Para fazer o ajuste, solte a abraçadeira que prende o câmbio ao quadro — mas não totalmente. Em seguida, acerte a altura e o giro (alinhamento). Depois, aperte a abraçadeira. Feito isso, verifique novamente se a altura e o alinhamento estão de acordo.
Passo 4
Solte o cabo de aço do câmbio e gire o parafuso regulador que o conecta ao passador no guidão, no sentido horário, até o final. Em seguida, gire o parafuso no sentido anti-horário, quatro ou cinco cliques no máximo, para o ajuste fino. Feito isso, com a ajuda de um alicate, puxe a parte do cabo que sai do câmbio, sem tensioná-lo demais (apenas levemente), e aperte-o de novo.
Por fim, faça o teste. Verifique se a relação do câmbio traseiro está na marcha mais leve — no cassete ou pinhão maior — e faça a troca na coroa.
Por Johnny Lin
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…