O alinhamento da gancheira é uma parte importante na regulagem da bike, ainda mais se ela tem marchas. A gancheira é a peça responsável por fixar o câmbio na parte traseira da bicicleta, de modo que seu alinhamento interfere diretamente no ajuste e eficiência do mesmo — ainda que levemente torta, ela pode comprometer o funcionamento do câmbio. Portanto, é fundamental providenciar seu alinhamento, que deve ser feito utilizando uma ferramenta específica, chamada alinhador de gancheira, conforme o procedimento a seguir.
Passo 1
Em primeiro lugar, pegue uma chave compatível e a encaixe no orifício do câmbio (pode ser uma Allen tamanho 4 ou 5, ou ainda uma Torx T25). Em seguida, puxe o câmbio para trás, tirando a tensão da mola, e gire a chave no sentido anti-horário para soltá-lo.
Passo 2
Em seguida, tire o câmbio e atarraxe o alinhador no orifício localizado na parte de baixo da gancheira — conforme sua posição no quadro. Com o alinhador atarraxado, deve-se verificar o alinhamento da gancheira nos sentidos vertical e horizontal.
Passo 3
Para verificar o alinhamento vertical, escolha um ponto na parte de baixo da roda, que pode ser a válvula de ar. Coloque a régua do alinhador no ponto da válvula e regule-o para que ele toque o aro. Em seguida, vire a válvula da roda para cima, fazendo o mesmo com o alinhador, e verifique a distância em relação ao aro.
Passo 4
Se a gancheira estiver corretamente posicionada, a régua tocará o aro na parte de cima. Caso esteja distante, é necessário empurrar o alinhador em direção à roda até o pequeno braço tocar no aro. Feito isso, verifique novamente o alinhamento em relação aos pontos inferior e superior para saber se o problema foi resolvido.
Passo5
Alinhado o ponto vertical, deve-se verificar também o horizontal. Usando como base o ponto vertical inferior, posicione a válvula e o alinhador na horizontal, voltados para a parte traseira da roda, e verifique se a ferramenta toca no aro. Faça o mesmo direcionando a válvula e o alinhador para a frente da roda (lado da pedivela). Se a ferramenta não estiver tocando o aro, faça o ajuste conforme descrito no passo 4, até que ambos os pontos horizontais estejam alinhados entre si e com o ponto vertical inferior.
Passo 6
Alinhados todos os pontos, desatarraxe a ferramenta. Segure o câmbio com a mão esquerda e utilize o dedão para empurrar a haste para cima, aliviando a tensão da mola. Em seguida, encaixe a chave no orifício do câmbio e, mantendo a mola para cima, atarraxe-o novamente na gancheira — o movimento de atarraxar deve ser macio, caso contrário o encaixe não estará correto. Acertado o encaixe, termine de atarraxar. Um leve torque ao final e o alinhamento da gancheira está pronto.
Por Johnny Lin
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…