Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
De tempos em tempos, é muito importante verificar o desgaste das sapatas de freio da bike. A sapata é uma peça de borracha com uma estrutura de metal. Quando a borracha fica muito gasta, o metal pode acabar entrando em atrito com o aro e isso provoca danos à roda. Por isso, algumas sapatas já vêm com uma linha que indica o nível de desgaste. Mas ao trocá-las, é preciso ajustar bem para que funcionem corretamente. Confira a seguir o passo a passo de como fazer o ajuste das sapatas de freio, o que protegerá sua bike e garantirá sua segurança no pedal.
Passo 1
Em primeiro lugar, verifique os espaçadores entre a sapata e o braço do freio. Depois veja se a sapata toca totalmente no aro quando o freio é acionado — o que não acontecerá caso ela esteja posicionada muito acima, abaixo ou torta (foto). A sapata não tem um formato reto, mas uma curvatura que segue o desenho do aro.
Passo 2
Desaperte a sapata até deixá-la totalmente solta, para poder posicioná-la adequadamente. O ideal é que 100% da sapata toque o aro. Se for posicionada para baixo, apenas parte dela será utilizada na frenagem, diminuindo a eficiência — sem contar que o desgaste não será uniforme. Caso fique numa posição muito alta, ela causará atrito com a lateral do pneu, o que provocará um rasgo, fazendo com que a câmara escape e estoure — podendo causar um acidente. Alinhe a sapata com a borda final do aro.
Passo 3
Com a sapata bem posicionada no aro, pode ser que ao frear ela vibre e produza um barulho. Para solucionar o problema, solte um pouco a sapata, de modo que ela fique com espaço de 1 mm ou 1,5 mm na parte de trás. Assim, o primeiro contato com o aro será feito pela parte da frente da sapata, o que eliminará o ruído e melhorará a eficiência da frenagem.
Por Johnny Lin
Compartilhar link