Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Você se considera um ciclista urbano, de estrada ou montanha? Independente da sua resposta, certamente existe um aplicativo que vai oferecer uma (ou mais!) função relevante para o seu pedal do dia a dia.
Para ajudá-lo na escolha, listamos dez aplicativos que são bastante usados por ciclistas de todo o mundo.
1- Bicidade: O “Bicidade” tem como objetivo traçar a rota mais segura, mais curta e menos inclinada para chegar ao destino pedalando. O app também traça o percurso levando em consideração a popularidade da rota. Grátis para Android.
2- Pedala SP: Esse aplicativo dá acesso ao mapeamento atualizado da estrutura cicloviária urbana, com as ciclovias e ciclofaixas, estações de compartilhamento de bike, paraciclos e bicicletários, parques com ciclovias e pontos Wi-Fi livre. O sistema ainda traz um mecanismo de “alertas localizados” em tempo real, em que os usuários podem avisar outros ciclistas sobre problemas que encontrar pelo trajeto. Grátis para Android.
3- Use bike: O UseBike é uma plataforma criada para facilitar a vida do ciclista urbano. Com informações de todos os pontos de alugueis, prestadores de serviço, oficinas, bicicletários, paraciclos e rotas, os ciclistas poderão ter uma experiência mais prática e segura em seus descolamentos pela cidade. Caso esteja procurando um bom lugar para relaxar pós-pedal, confira a lista de bares, restaurantes, lojas, mercados e centros de lazer listados na sua região. Grátis para iOS e Android.
4- Runtastic Mountain Bike: Ideal para quem curte fazer trilhas de bike, mapeia elevação positiva e negativa cumprida, mapeia a velocidade em relação à elevação, mostra a porcentagem de inclinação atual e disponibiliza mapeamento de milhares de trilhas. Grátis para Android e iOS.
5- Endomondo: O Endomondo é uma rede social, mas funciona mais para acompanhar o seu próprio desenvolvimento do que competir com outros. Dá para montar treinos com base em metas personalizadas, e o app te avisa, durante o pedal, quantos quilômetros já foram percorridos. Quem não quiser pedalar sozinho pode desafiar outros ciclistas virtualmente. Grátis para iOS e Android.
6- Bike Map: Para quem não gosta de fazer sempre o mesmo percurso e adora descobrir novas rotas, o Bike Map contém mais de três milhões de roteiros em 80 países, incluídos pelos próprios ciclistas, e permite encontrar caminhos a partir de uma série de filtros de pesquisa. Você pode avaliar as rotas e compartilhar os dados com outras pessoas. Na versão paga, o aplicativo permite a navegação offline, o que proporciona economia no consumo de seu plano de dados. Grátis para iOS e Android.
7- One tap record for Strava: O Strava é o mais famoso app entre ciclistas, coletando dados sobre o pedal e funcionando como uma rede social (levemente competitiva) para quem gosta de pedalar. Este aplicativo inicia a gravação do pedal no Strava com um toque – mais fácil e rápido do que esperar o aplicativo abrir. Grátis para Android.
8- Bike repair: Disponível apenas em inglês, mas pode ser bem útil durante imprevistos: o Bike Repair é um guia, com fotos, de como consertar e fazer a manutenção de uma bike. Ensina como trocar um pneu furado ou uma corrente quebrada, por exemplo. Também dá dicas de alongamentos pra diminuir dores musculares que possam aparecer com a prática. R$ 8,65 para Android e R$ 12,90 para iOS.
9- Spinlister: O Spinlister é o principal serviço de aluguel e compartilhamento de bicicletas por usuários, fornecendo uma plataforma para conectar proprietários de bicicletas a pessoas que querem alugá-las ou pegá-las emprestadas, ao redor do mundo. Por meio do app, os proprietários listam suas bicicletas e os locatários as buscam onde estiverem. Também aluga pranchas de surf, esquis e snowboards. Grátis para Android e iOS.
10- Warm Showers: “Air BnB dos ciclistas”, o Warm Showers tem como proposta promover a troca de hospitalidade, sugerindo que o ciclista viajante que se hospeda gratuitamente na casa de um colega ciclista posteriormente também receba outros viajantes em sua casa.
O requisito mínimo para o anfitrião é oferecer um local para dormir, que pode ser um sofá, cama ou mesmo o quintal para o cicloturista acampar, e um chuveiro para um banho (dái o nome Warm Showers). Não é preciso pagar para se cadastrar no Warm Showers e o mesmo não permite que o dono da casa exija remuneração pela estadia, mas sugere que o visitante leve algum agrado em forma de agradecimento: uma garrafa de vinho ou especialidades de sua região, por exemplo. Grátis para Android e iOS.
Compartilhar link