Adam TavaresFoto: Adam Tavares

Como evitar que a ansiedade pré-prova prejudique sua performance

Atualizado em 10 de abril de 2017
Mais em Papo de Pedal

Diz o ditado popular que “o peru é o único que morre de véspera”. Mas é fato que a ansiedade pré-prova pode colocar tudo a perder mesmo antes de começar a competição. Os medos e anseios podem fazer com que o atleta entre derrotado, repleto de negativismo, e não consiga desempenhar 100% daquilo que era possível, do que se preparou para executar — isso quando essa ansiedade não acaba com o seu sono na noite anterior e ele acaba fisicamente debilitado também. “Não tem outro segredo a não ser confiar em tudo o que você já fez até ali. Nada vai mudar o seu desempenho de um dia para o outro. Relaxe!”, aconselha o ciclista profissional Jean Carlo Coloca. Realmente, não há outra opção para lidar com a ansiedade pré-prova se não se acalmar e confiar que tudo vai dar certo. Agora, como conquistar essa serenidade e autoconfiança antes das competições? Para ajudar a responder a essa pergunta, buscamos algumas dicas com a psicóloga esportiva Renata Ianni.

 

Foque em seus pontos fortes e não em suas limitações

Todos nós temos pontos fortes e fracos. Tanto você quanto o seu adversário. Não é na véspera da prova que você deve ficar pensando em suas limitações. Essa hora é o momento de pensar em seus destaques, nos elementos-chave para conquistar um bom resultado. No ciclismo, há a possibilidade de conseguir minimizar os danos pegando uma carona na roda do adversário (vácuo) nos momentos de maior fraqueza. Portanto, foque em fazer a diferença naquilo em que você é bom.

 

 

Neutralize qualquer pensamento negativo antes e durante a prova

“Não vou conseguir”, “meu pneu vai furar” ou “não estou forte” são frases que não podem fazer parte do seu pré-prova ou durante a competição. Isso pode influenciar seu resultado, pois seus pensamentos podem estar te levando para uma derrota. Não aceite esse tipo de situação! Na mesma hora em que isso acontecer, procure contra-atacar com uma resposta positiva. “Vai dar tudo certo!”

 

Concentre-se no que quer fazer, evitando pensar no que não quer fazer

Você já treinou muito até aquele momento e tem uma estratégia definida para a competição, de modo que o mais difícil ficou para trás. Assim, mantenha o foco naquilo que já foi estabelecido ou em como você espera fazer a prova. Não tem outro segredo. Os imprevistos podem acontecer, mas não devem habitar a sua mente nesse momento.

 

Por Daniel Balsa