Todo mundo sabe que a Holanda é o país das bicicletas. Não é de se espantar, então, que as melhores inovações nessa área venham de lá. A última delas foi a instalação de uma ciclovia capaz de captar luz solar e transformá-la em energia elétrica. O projeto foi aplicado na cidade de Krommenie e deve ficar em teste por três anos.
Com sete quilômetros de extensão, a pista mostrou ser capaz de gerar 3 mil kWh, energia suficiente para abastecer uma casa por um ano. Batizado de SolaRoad, o projeto é fruto de uma parceria entre a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada, o governo local e empresas privadas. O investimento foi de € 3 milhões.
A ciclovia é feita com uma base de concreto com largura entre 2,5 e 3,5 metros, coberta por painéis de energia solar protegidos por vidros capazes de suportar o peso de ciclistas e veículos motorizados.
O projeto ainda está em teste, mas a intenção é replicar a ideia da ciclovia em outras regiões do país. Contudo, os benefícios e impactos da ciclovia devem ser estudados primeiramente, uma vez que a captação dessas placas é 30% menor que as usadas em prédios, pois a ausência de inclinação faz com que a energia solar seja absorvida em menor quantidade.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…