Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Não se trata do primeiro projeto de uma e-bike movida a energia solar que se tem notícia, mas a Maxun One, criada pelo ciclista e engenheiro holandês Albert Van Dalen, chama a atenção por sua aparência pouco funcional. Isso porque o modelo conta com dois painéis solares, com 50 cm de comprimento cada, instalados na frente e na traseira da bike, que lhe conferem um aspecto de pesada e desajeitada.
Van Dalen, no entanto, explica que a impressão é equivocada, visto que a Maxun One é considerada leve para uma bike elétrica. Com apenas 17 kg, sua invenção difere dos modelos tradicionais por não possuir motor – que costuma agregar muito peso à bicicleta -, contando apenas com uma pequena bateria, para garantir energia nos dias que o sol não dá o ar da graça. O inventor ressalta ainda que os painéis solares são feitos com material aeroespacial, que os torna leves, além de serem pequenos, não oferecendo dificuldade para pilotar a bike.
A captação de energia pelos painéis é constante e ocorre até mesmo em dias nublados, segundo Van Dalen. Assim, a Maxun One é capaz de atingir a velocidade de 25 km/h. Com o modelo patenteado, o engenheiro holandês pretende vender os direitos de manufatura a uma fábrica para uma possível produção em série, o que diminuiria o custo e consequentemente o preço da Maxun One. Por hora, ele diz que deve construir mais alguns modelos manualmente, para vende-los por meio de leilão, com lance mínimo de 100 mil euros. Mais informações no site www.maxun.cc.
Confira o vídeo de apresentação da Maxun One
Compartilhar link