Uma nova marca espanhola de acessórios para bicicletas tem chamado a atenção por pelo caráter um tanto “excêntrico” de suas peças. O diferencial já começa pelo nome da marca, Moosehorn – ou chifre de alce, traduzido do inglês. Mas o que chama a atenção mesmo é sua linha de guidões de madeira para bicicletas fixas, batizada de Bullmoose e inspirada na formato de chifres de alce.
Design industrial e criador da Moosehorn, Curro Galván explica que a ideia do guidão em forma de chifre surgiu quando ele decidiu criar para si próprio um guidão sustentável, que fosse feito de madeira. “Sempre quando via os galhos de um alce costumava brincar dizendo que eles haviam sido projetados para se segurar ao montar no animal”, disse o designer ao site espanhol Ciclosfera, explicando que a utilização de madeira para fabricar o modelo também buscou dar à bicicleta um toque mais humano.
A fabricação mescla processos rústicos e modernos. Primeiro, o desenho é feito artesanalmente, depois uma máquina dá forma à peça de madeira maciça com base em um modelo tridimensional. Segundo Galván, a madeira laminada apresenta a mesma resistência de modelos de alumínio em relação a peso, fadiga e impacto, com a vantagem de que se sofrerem algum golpe ou arranhão podem ser lixados e envernizados novamente.
O designer salienta ainda que o principal diferencial do modelo é seu caráter sustentável, pois conta com cola e resina ecológicas, além de madeira com certificado de procedência. No momento, o guidão em forma de chifre é comercializado apenas no mercado espanhol, por meio do site da Moosehorn, a preços que variam de 180 e 250 euros.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…