Época de Copa do Mundo e todos os olhares se voltam para a Rússia a partir do dia 14 de junho. Mas para nós, além do futebol, fica a questão: como seria pedalar no longínquo e desconhecido país?
Para saber mais, falamos com aquele que é possivelmente o brasileiro com mais quilômetros rodados por lá: o paulistano Marcelo Florentino Soares, 46, o Mixirica. Ele foi uma das pouquíssimas pessoas a completar o Red Bull Trans-Siberian Extreme, prova que completou duas vezes (em 2016 e 2017).
A competição tem em média 15 etapas e dura pouco mais de 20 dias, atravessando a parte mais austral da Rússia. Os ciclistas partem de Moscou e chegam em Vladivostok, já perto da fronteira do país com a China. Dos oito fusos-horários que a Rússia tem, a prova passa por sete.
Em 2016, foram 9.195 km de percurso. Em 2017, ano em que Mixirica conquistou a terceira colocação, 9.211 km. Dos 10 ciclistas que largaram naquele ano, apenas três chegaram até o final. “É a competição mais longa e difícil do planeta”, garante Mixirica. Confira a conversa com ele abaixo:
VO2 Bike: Como foi pedalar pela Rússia?
Mixirica: Como eu estava no Trans-Siberian Extreme, fui pedalar muito focado na prova. Mas há muitas paisagens mágicas espalhadas pelo país, e campos de morangos selvagens durante a primavera e o verão, claro (no rigoroso inverno do país, as temperaturas são proibitivas para uma prova deste tipo).
Qual foi o lugar mais legal por onde você passou?
Sem dúvida o lago Baikal, que fica ao sul da Sibéria. É um dos maiores lagos do mundo, e nele você pode aproveitar para encher sua caramanhola, pois sua água é considerada uma das mais puras que se conhece. Também gostei muito de pedalar ao lado da famosa Estrada de Ferro Trans-Siberiana, a segunda mais longa do tipo no planeta.
Quais foram suas maiores dificuldades pedalando na Rússia?
Como não poderia deixar de ser, minha maior dificuldade foi o frio. Mesmo a prova acontecendo durante épocas de temperaturas mais amenas, há lugares em que faz muito frio o ano todo. Também peguei muita chuva, o que, aliado ao frio, complica o pedal. Também não entendo a língua, claro, e isso é sempre um obstáculo a mais.
Que lugar você recomendaria para quem pretende pedalar pela Rússia?
Definitivamente o lago Baikal, imperdível.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…