Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em busca do tetracampeonato do Tour de France, Chris Froome assumiu a camisa amarela, que representa a liderança da classificação geral, nesta quarta-feira. Ele foi o terceiro colocado da etapa do dia, a quinta da temporada. No trecho de 160,5km de Vittel até Le Planche des Belles Filles, ele tirou a vantagem de Geraint Thomas, seu companheiro de equipe no Team Sky, ao completar o trajeto em 3h44min26s; Thomas terminou em 10º, com 3h44min46s.
Fabio Aru, da Astana, foi o vencedor da etapa, completando-a em 3h44min06s. O italiano assumiu a liderança nos últimos 2,5km de íngreme subida, característica do local, e repetiu o feito do compatriota Vicenzo Nibali, que ganhou em Le Planche há três anos. Daniel Martin, irlandês da Quick-Step Floors, ficou em segundo, 16s atrás de Aru.
Com a vitória, Aru subiu para o terceiro lugar geral, 14s atrás do líder Froome e 2s atrás de Thomas. Daniel Martin e Richie Porte fecham o top 5. Com os dois primeiros colocados no geral, o Team Sky segue em primeiro no ranking por equipes, quase 2 minutos à frente da BMC.
Nas últimas duas vezes que a competição visitou Le Pranche, o ciclista que terminou a etapa com a camisa amarela venceu o Tour: Bradley Wiggins em 2012 e Nibali em 2014. É a primeira vez que a liderança geral da Volta da França troca de mãos, já que Geraint Thomas ocupava o primeiro posto desde o dia inicial de competição.
A sexta etapa do Tour de France será realizada nesta quinta-feira, com 216km entre Vesoul e Troyes. O trajeto, com menos variações de relevo do que o trecho vencido por Froome, deve favorecer os sprinters que não se cansaram com a etapa de montanha.
Classificação do quinto dia do Tour de France:
Classificação geral do Tour de France:
Compartilhar link