Bruno Bade/ASOFoto: Bruno Bade/ASO

Froome confirma Tour como objetivo em 2015

Atualizado em 22 de julho de 2016

O Tour de France (4 a 26 de julho) será o objetivo principal de Chris Froome, uma das estrelas da Team Sky, em 2015. O anúncio foi confirmado nesta terça-feira (02), no site da equipe britânica. Campeão da grande volta em 2013, Froome havia mostrado certa insatisfação com o percurso do próximo Tour chegando até mesmo a cogitar forcar no Giro d’Italia.

“Claro que, com a equipe, nós temos que priorizar alguns eventos e não outros, mas o Tour permanece como o objetivo principal para 2015”, falou Froome ao site da equipe.

A insatisfação de Froome se deu pelo percurso, com muitas montanhas e pouco contrarrelógio (no caso apenas um de 14 km) e que em tese não o favorece. Confirmado o Tour como seu objetivo, a próxima grande volta francesa promete reunir os quatro principais ciclistas da atualidade: Froome, Nairo Quintana (Movistar), Vincenzo Nibali (Astana) e Alberto Contador (Tinkoff-Saxo).

“Não há dúvidas que este Tour de France será um teste duro, mas eu gosto do desafio e não há razão para eu estar mais insatisfeito que qualquer outro concorrente. É nossa responsabilidade, como um time, de adaptarmos e sermos competitivos”, declarou.

“É um Tour de escaladores então eu precisarei realizar um trabalho extra nas montanhas e praticar menos contrarrelógio. Também será importante estar o mais leve possível, então a nutrição terá um papel fundamental”, completou Froome, que abandonou a competição deste ano após sofrer um acidente ainda nas primeiras etapas da competição.

Queniano naturalizado britânico, Froome está na África do Sul, país em que passou boa parte da juventude, após casar-se recentemente. Na sequência juntará-se ao training camp da Sky em Mallorca. Sua estreia na temporada deverá ser na Ruta del Sol, em fevereiro, na Espanha.

Wiggins pode despedir-se da Sky no Giro

Com Froome focado no Tour, a Sky poderá ter no Giro d’Italia ninguém menos do que Bradley Wiggins, campeão do Tour de France 2012. A informação foi dada por Fausto Pinarello, fornecedor de bikes da equipe britânica.

Uma eventual participação de Wiggins no Giro, no entanto, não seria na função de líder, já que o britânico usaria a prova italiana como preparação para a tentativa da quebra do recorde da Hora, em junho. O Giro d’Italia 2015 poderá ser também a última grande volta da carreira do ciclista, que pretende voltar a competir na pista.