Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O britânico Chris Froome apareceu dando uma de maratonista na disputa da 12ª etapa deste 103º Tour de France, ocorrida nesta quinta-feira (14) – feriado francês pelo aniversário da Queda da Bastilha -, com 175km entre Montpellier e Mont Ventoux. Juntamente com o australiano Richie Porte (BMC) e o holandês Bauke Molema (Trek-Segafredo), o ciclista da Sky se envolveu num acidente causado por uma moto da organização que levava um cinegrafista e teve sua bicicleta danificada, chegando a correr alguns metros a pé para não perder tempo. Pouco antes do incidente, a etapa acabou vencida pelo alemão Thomas De Gendt (Lotto-Soudal), que chegou 2seg à frente do compatriota Serge Pauwels (Dimension Data), segundo colocado. Ambos estavam num grupo de escapados que mantiveram a vantagem sobre o pelotão até o conturbado final.
Froome, que estava junto ao pelotão, atacou faltando 3,5 km para a meta e foi seguido por Porte e pelo colombiano Nairo Quintana (MOVISTAR). Quintana não aguentou o ritmo e logo sobrou. À Froome e Port se juntou então Molema. Port liderava o trio quando uma horda de fãs tornou mais estreita a estrada, invadindo a pista. A moto que levava o cinegrafista parou por causa do assédio da multidão e Porte que vinha logo atrás não conseguiu evitar a colisão, que acabou derrubando os três ciclistas. Dos três, a pior levou Froome, que teve a bicicleta danificada, e para não perder tempo acabou correndo colina acima a pé até que o apoio neutro lhe deu outra bike (confira o vídeo da corrida de Froome). Mas ela não era compatível com a sapatilha do britânico, que largou a bicicleta e correu mais alguns metros a pé. Até que o apoio da Sky chegou e lhe deu uma bike nova, já a 500m da chegada, e Froome conseguiu terminar a etapa.
Numa classificação provisória – dado ao incidente -, o britânico Adam Yates (Orica-BikeExchange) chegou a assumir a liderança na classificação geral, porém as reclamações por conta do acidente fizeram com que os juízes do Tour de France concedessem a Froome e a Porte o mesmo tempo de Mollema na etapa, o que devolveu a camisa amarela ao britânico.
Nesta sexta-feira (15) o pelotão disputa o primeiro dos dois contrarrelógios individuais deste 103º Tour de France. Serão 37,5 km entre Bourg-Sain-Andéol e Caverne Du Pont-D’Arc.
Classificação da etapa
1. Thomas De Gendt (BEL/ Lotto-Soudal) – 4h31min51
2. Serge Pauwels (BEL/ Dimension Data) – a 2seg
3. Daniel Navarro (ESP/ Cofidis) – a 14seg
4. Stef Clement (HOL/ IAM Cycling) – a 40seg
5. Sylvain Chavanel (FRA/ Direct Energie) – idem
6. Bert-Jan Lindeman (HOL/ Lotto NL-Jumbo) – a 2min52
7. Daniel Teklehaimanot (ERI/ Dimension Data) – a 3min13
8. Sep Vanmarcke (BEL/ Lotto NL-Jumbo) – a 3min26
9. Chris Anker Sorensen (DIN/ Fortuneo-Vital Concept) – a 4min23
10. Bauke Mollema (HOL/ Trek-Segafredo) – a 5min05
Classificação geral
1. Chris Froome (GBR/ Sky Team) – 57h11min33
2. Adam Yates (GBR/ Orica-BikeExchange) – a 47seg
3. Nairo Alexander Quintana (COL/ MOVISTAR) – a 54seg
4. Bauke Mollema (HOL/ Trek-Segafredo)- a 56seg
5. Romain Bardet (FRA/ AG2R-La Mondiale) – a 1min15
6. Alejandro Valverde (ESP/ MOVISTAR) – a 1min32
7. Tejay van Garderen (EUA/ BMC Racing) – idem
8. Fabio Aru (ITA/ Astana) – a 1min54
9. Daniel Martin (IRL/ Etixx-Quick Step) – a 1min56
10. Joaquim Rodríguez (ESP/ Katusha) – a 2min11
Compartilhar link