Tour de France

Quem são os favoritos para o Tour de France 2018?

O Tour de France 2018 começa neste sábado (07) e todas as atenções estarão voltadas às performances dos ciclistas pelas próximas três semanas. Quem você acha que vai terminar a competição usando a jersey amarela? Veja nossa lista e conheça alguns dos ciclistas com mais chances de terminar o Tour na ponta da classificação geral. 

 

Favoritos do Tour de France 2018: 

Chris Froome
Idade: 33
Equipe: Sky
Nacionalidade: Inglês (nascido no Quênia)

Chris Froome

Recém-liberado do caso de doping que corria há meses devido a um teste após a Vuelta a España 2017 (onde foi campeão), Froome é o grande favorito a levar o Tour de France (o que seria seu quinto título na maior prova ciclística do mundo). Em ótima forma, o britânico vem com tudo após ter vencido o Giro d’Italia em maio.

Froome venceu o Tour em 2013, 2015, 2016 e 2017, além de ter levado também a classificação geral na competição de montanha em 2015. Também tem sete vitórias por etapa em seu currículo. 

 

Vincenzo Nibali
Idade: 33
Equipe: Bahrain-Merida
Nacionalidade: Italiano

Vincenzo Nibali

O “Tubarão” é inegavelmente um dos maiores ciclistas da era moderna do esporte, e por isso nunca pode deixar de ser considerado um favorito. Apesar de vir de uma temporada de resultados tímidos, é um dos poucos atletas a ter conquistado os três títulos do Grand Tour (junto com Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Felice Gimondi, Bernard Hinault, Alberto Contador e Chris Froome). Também já venceu dois Il Lombardia (em 2015 e 2017) e a Milan-SanRemo deste ano. 

Como o percurso desse ano privilegia tanto a habilidade de pedalar bem nos pedregulhos quanto na alta montanha, Nibali tem a oportunidade perfeita para explorar seu potencial. Ele também está bem acompanhado por seus gregários, Gorka Izagirre, Ion Izagirre e Domenico Pozzovivo.

O italiano já concluiu seis edições do Tour, com cinco vitórias por etapa no currículo. Em 2015 fez sua melhor participação, terminando em quinto na classificação geral. 

 

Nairo Quintana
Idade: 28
Equipe: Movistar
Nacionalidade: Colombiano

Nairo Quintana

Apesar da Movistar estar trazendo três líderes possíveis para o Tour (com Nairo, Mikel Landa e Alejandro Valverde), é o pequeno colombiano quem deve representar a maior ameaça a Chris Froome. No ano passado, Nairo terminou em uma decepcionante 12ª posição, mas nessa temporada chega melhor após vencer uma etapa de montanha e ficar com a 3ª colocação geral no Tour de Suisse. 

Já completou quatro Tours, em 2013, 2015, 2016 e 2017, e terminou no pódio em três deles (apesar de não ter conquistado a primeira posição em nenhuma delas).

 

Romain Bardet
Idade: 27
Equipe: Ag2r-La Mondiale
Nacionalidade: Francês

Romain Bardet

O maior candidato nacional chega com um recém-conquistado terceiro lugar no Criterium du Dauphine, e pode brigar por um lugar no pódio. Com grande talento, Romain tem habilidade de sobra sobre o cascalho e nas subidas, mas tem um ponto fraco nos contrarrelógios. Grande esperança da França, vem acompanhado de um time forte que o levará através da dura primeira semana às montanhas da segunda, onde ele pode realmente brilhar.

O francês completou todas as cinco edições do Tour de que participou, terminando em 15°, sexto, nono, segundo e terceiro lugares. Venceu uma etapa em cada uma das três últimas edições que correu.

 

Tom Dumoulin
Idade: 27
Equipe: Sunweb
Nacionalidade: Holandês

Tom Dumoulin

O ídolo holandês é um dos apenas quatro ciclistas com um Grand Tour no currículo a largarem no Tour de France esse ano – foi o vencedor do Giro d’Italia em 2016, e ficou em segundo no deste ano, atrás apenas de Chris Froome. Dumoulin nunca completou dois Grand Tours no mesmo ano, então este será um novo desafio em sua carreira.

Participou de quatro Tour de France, completando apenas dois – sua melhor colocação foi 33°. Já venceu duas etapas, ambas em 2016, quando levou uma etapa de montanha e um contrarrelógio individual.

 

Richie Porte
Idade: 33
Equipe: BMC Racing
Nacionalidade: Australiano

Richie Porte

Já largou 11 vezes em Grand Tours, mas ainda não ganhou nenhuma etapa. Este ano, chega à largada do Tour cheio de ânimo após sua vitória no Tour de Suisse, e vem com um time forte a seu lado. A BMC também é uma das favoritas para o contrarrelógio de equipe, o que significa que ele pode vestir a camisa amarela já na segunda-feira.

Já largou em sete Tour de France, e terminou seis deles – sofreu uma queda pesada no final da competição do ano passado. Sua melhor colocação foi o quinto lugar em 2016, 5’17” atrás de Chris Froome.

 

Adam Yates
Idade: 25
Equipe: Mitchelton-Scott
Nacionalidade: Inglês

Adam Yates

O líder da Mitchelton-Scott volta ao Tour após tê-lo deixado de lado no ano passado para correr o Giro d’Italia. O britânico terminou entre os cinco melhores em todas as provas por etapa que disputou em 2018, e terá um bom time a seu lado para tentar buscar o título.

Segundo colocado no Criterium du Dauphine este ano, é especialista em montanhas, devido a seu perfil de peso leve. Pode ter dificuldade nos cascalhos da nona etapa, mas terá a ajuda dos companheiros de equipe para tentar não ficar muito para trás dos líderes.

Completou os dois Tours de que participou, terminando em 50° em 2015 e quarto em 2016, quando também ficou com a jersey branca ao conquistar a classificação jovem.

Rigoberto Urán
Idade: 31
Equipe: EF Education First-Drapac p/b Cannondale
Nacionalidade: Colombiano

Rigoberto Uran

Surpreendeu a todos ao conquistar a segunda colocação geral no Tour do ano passado. É considerado um “azarão” na prova, mesmo após ter vencido as pequenas Oro y Paz, na Colombia, e o Tour da Eslovenia. Jonathan Vaughters, dono da equipe, disse estar otimista pois o percurso deste ano “é mais favorável ao perfil de Rigo”.

Concluiu os quatro Tour de France em que largou: 2009, 2011, 2015 e 2017. Terminou em segundo na classificação geral no ano passado.

 

Fernanda Beck

Share
Published by
Fernanda Beck

Recent Posts

MOV

35 minutos ago

Eco SP

35 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago