O britânico Mark Cavendish (Dimension Data) venceu a 1ª etapa desta 103ª edição do Tour de France, disputada neste sábado (02) num percurso de 188 km entre Mont Saint-Michel e Utah Beach. A vitória foi conquistada no sprint final, no qual o britânico chegou a atingir um pico de velocidade de 68 km/h, batendo o alemão Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) e o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff), e completando o trajeto em 4h14min05.
A etapa foi relativamente tranquila, com o australiano Leigh Howard (IAM Cycling), o alemão Paul Voss e o checo Jan Barta (ambos Bora-Argon 18) protagonizando a primeira fuga neste 103º Tour de France, iniciada pouco depois da largada. Pouco tempo depois o trio foi alcançado pelo norte-americano Alex Howes (Cannondale) e pelo francês Anthony Delaplace (Fortuneo-Vital Concept), formando um grupo de cinco escapados.
O alemão soube se impor e atacar para faturar a meta nos dois portos de 4ª categoria da etapa, conquistando o direito de vestir a camisa de bolinhas vermelhas, como líder na classificação de montanha. O mesmo fez o australiano depois, sendo o primeiro a cruzar a meta do sprint intermediário no km 118,5, conquistando a camisa verde de líder na classificação por pontos.
Dentre os favoritos ao título da Grande Volta francesa, Alberto Contador (Tinkoff) chegou a sofrer uma queda no km 107. O espanhol, no entanto, sofreu apenas algumas escoriações e não teve problemas para se reintegrar ao pelotão depois.
Com 31 km para a meta final, apenas Howes e Delaplace se mantiveram escapados, com 25seg de vantagem para o pelotão. Ambos, no entanto, não conseguiram administrar a vantagem e foram engolidos pelo pelotão nos últimos 5 km, ficando a decisão para o sprint final, vencido por Cavendish.
Neste domingo (03), o pelotão encara a 2ª etapa deste 103º Tour de France. Será mais uma etapa plana, com 182 km entre Saint-Lô e Cherburg-Octeville, com transmissão ao vivo pela ESPN+ a partir das 9h30. Quem quiser, também pode acompanhar online por livestream.
Classificação da etapa/ geral
1. Mark Cavendish (GBR/Dimension Data) – 4h14min05
2. Marcel Kittel (ALE/Etixx-Quick Step) – idem
3. Peter Sagan (ESL/Tinkoff) – idem
4. André Greipel (ALE/Lotto-Soudal) – idem
5. Edward Theuns (BEL/Trek-Segafredo) – idem
6. Christophe Laporte (FRA/Cofidis) – idem
7. Bryan Coquard (FRA/Direct Energie) – idem
8. Alexander Kristoff (NOR/Katusha) – idem.
9. Daniel McLay (GBR/Fortuneo-Vital Concept) – idem
10. Greg Henderson (NZL/Lotto-Soudal) – a 03seg
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…