Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O francês Romain Bardet (AG2R-La Mondiale) fez a festa da torcida local nesta sexta-feira (22) ao conquistar a vitória na 19ª e antepenúltima etapa deste 103º Tour de France, disputada em 146 km entre Albertville e Saint-Gervais Mont Blanc. Bardet cruzou a meta sozinho, com o tempo de 4h14min08, superando os espanhóis Joaquim “Purito” Rodríguez (Katusha) e Alejandro Valverde (MOVISTAR), que chegaram 23seg depois, conquistando a segunda e terceira colocações, respectivamente.
A conquista da etapa pelo francês começou a se desenhar com um ataque a cerca de 10 km da meta, junto ao compatriota e companheiro de equipe Mikaël Chérel, em meio a um grupo à frente do pelotão principal que perseguia o português Rui Costa (Lampre–Merida), escapado desde o km 100. Chérel não evoluiu, mas Bardet alcançou o português faltando 7,5 km e depois o deixou para trás a 3 km do final, conquistando sozinho a etapa para alegria dos anfitriões. Com o resultado, e a queda que atrasou a chegada do holandês Bauke Mollema (Trek-Segafredo), o francês assumiu a segunda colocação na classificação geral.
A queda de Mollema foi apenas um dos vários incidentes ocorridos na etapa. Os piores acidentes ocorreram com o também holandês Tom Dumoulin (Giant-Alpecin) e o espanhol Dani Navarro (Cofidis), que tiveram de abandonar a competição, o primeiro com um sério trauma no punho e o segundo com uma suspeita de fratura na clavícula.
Nem o camisa amarela Chris Froome escapou dos acidentes. O britânico caiu faltando 10 km para a meta e teve de pegar a bike do seu compatriota e companheiro de equipe Geraint Thomas para continuar a prova. Mesmo com o contratempo, Froome conseguiu terminar a etapa na 9ª colocação e manteve a liderança na classificação geral. Principal rival do britânico, o colombiano Nairo Quintana (MOVISTAR) soube tirar proveito do incidente e conseguiu diminuir em 10seg da diferença entre eles, chegando em 5º na etapa. Quintana agora é o terceiro na geral, a 4min27 do líder.
Na disputa da classificação por pontos, a camisa verde continua com o eslovaco Peter Sagan (Tinkoff), que lidera com 425 pontos, quase 200 à frente do segundo colocado, o alemão Marcel Kittel (Etixx-QuickStep), que tem 228. Já a classificação de montanha está praticamente definida, com o polonês Rafa Majka (Tinkoff) tendo conquistado nesta 19ª etapa pontos suficientes para garantir a camisa de bolinhas até Paris e sagrar-se Campeão de Montanha da Grande Volta francesa pela segunda vez – a primeira foi em 2014. Na classificação do melhor jovem ciclista ainda lidera o britânico Adam Yates (Orica-BikeExchange), enquanto no ranking de equipes quem segue na frente é a espanhola MOVISTAR (confira os detalhes das classificações aqui).
Neste sábado (23), o pelotão encara o dia decisivo para a classificação geral, com a disputa da 20ª e penúltima etapa deste 103º Tour de France. Serão 146,5 km entre Megève e Morzine-Avoriaz, em mais um percurso de alta montanha, com quatro subidas categorizadas, sendo a última de nível máximo (HC ou Hors Categorie), a pouco mais de 20 km da meta.
Classificação da etapa
1. Romain Bardet (FRA/AG2R-La Mondiale) – 4h14min08
2. Joaquim Rodríguez (ESP/Katusha) – a 23min
3. Alejandro Valverde (ESP/MOVISTAR) – idem
4. Louis Meintjes (RAS/Lampre-Merida) – idem
5. Nairo Quintana (COL/MOVISTAR) – a 26min
6. Fabio Aru (ITA/Astana) – a 28min
7. Daniel Martin (IRL/Etixx-Quick Step) – idem
8. Wout Poels (HOL/Sky Team) – a 36seg
9. Chris Froome (GBR/Sky Team) – idem
10. Richie Porte (AUS/BMC Racing) – a 53seg
Classificação geral
1. Chris Froome (GBR/Sky Team) – 82h10min37
2. Romain Bardet (FRA/AG2R-La Mondiale) – a 4min11
3. Nairo Alexander Quintana (COL/MOVISTAR) – a 4min27
4. Adam Yates (GBR/Orica-BikeExchange) – a 4min46
5. Richie Porte (AUS/BMC Racing) – a 5min17
6. Fabio Aru (ITA/Astana) – a 6min
7. Alejandro Valverde (ESP/MOVISTAR) – a 6min20
8. Louis Meintejes (RAS/Lampre-Merida) – a 7min02
9. Daniel Martin (IRL/Etixx-Quick Step) – a 7min10
10. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a7min42
Compartilhar link