Tour de France

Tour chega ao descanso com Froome em primeiro e abandonos importantes

O Tour de France teve uma primeira semana agitada. Chris Froome, tricampeão da Volta, está com a camisa amarela após as 9 primeiras etapas; por outro lado, lesões já tiraram Mark Cavendish, Richie Porte e Geraint Thomas da competição. Já o campeão mundial Peter Sagan foi excluído por, segundo a organização, ter causado o acidente que tirou Cav da competição.

A primeira metade da semana foi marcada por uma polêmica ocorrida nos últimos metros da quarta etapa, em Vittel. Um acidente provocado por Peter Sagan, bicampeão mundial, fez com que Cavendish fraturasse a clavícula e desse adeus ao Tour. Os juízes de prova interpretaram o movimento do braço de Sagan que derrubou Cavendish como cotovelada e, no mesmo dia, excluíram o eslovaco da competição.

À frente do pelotão, quem se destacou na semana foi Marcel Kittel, da Quick-Step, e Froome, do Team Sky. O alemão alcançou 3 vitórias nas 7 primeiras etapas, o que lhe deu a liderança geral por pontos com certa folga. Já o britânico tem 18 s de vantagem para Fabio Aru no ranking por tempo, mantendo a camisa amarela desde o quinto dia.

O fim de semana do Tour foi marcado por lesões em uma das etapas mais duras da Volta, ocorrida no domingo. Com 181,5 km e indo de Nantua até Chambéry, o nono dia foi cheio de íngremes montanhas. Na descida de uma delas, Richie Porte, então quinto colocado, acidentou-se no piso molhado, quebrando a clavícula e a pélvis. Em outra, foi a vez de Geraint Thomas, que estava em segundo, cair e se lesionar. Ambos são ausências significativas para o resto da Volta da França.

 

 

 

Antes, no sábado, o francês Lilian Calmejane conquistou a primeira vitória de sua carreira no Tour ao terminar a oitava etapa na frente. Mesmo com câimbras no final, o atleta da Direct Energie manteve uma vantagem de 30 s para o segundo, Robert Gesink.

Depois da segunda-feira de folga, os ciclistas voltam a competir na décima etapa do Tour, nesta terça. Os 178 km de Perigueux a Bergerac são propícios para a retomada de ritmo após o descanso, além de favorecer os sprinters no trajeto majoritariamente plano.

Veja a classificação geral do Tour de France:

  1. Chris Froome (GBR/Sky) – 38h26min28s
  2. Fabio Aru (ITA/Astana) – 38h26min46s
  3. Romain Bardet (FRA/AG2R) – 38h27min19s
  4. Rigoberto Uran (COL/Cannondale) – 38h27min23s
  5. Jakob Fuglsang (DIN/Astana) – 38h28min05s
Diogo Magri

Share
Published by
Diogo Magri

Recent Posts

MOV

1 hora ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

1 hora ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago