Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dominar a técnica de frenagem no MTB é muito importante, não apenas pela questão da segurança, mas também para ganhar confiança e aprender como deixar a bike fluir nas trilhas — que é a essência da modalidade —, o que o ajudará a economizar energia e melhorar sua performance. Conversamos com Hugo Prado Neto, atleta de MTB número 1 em provas por etapas no Brasil e diretor da OCE Consultoria Esportiva, sobre como usar os freios no MTB e os aspectos mais importantes para o domínio dessa técnica.
Momentum
Comum no MTB, esse termo significa a inércia do movimento. Manter a dinâmica do momentum é fundamental para um pedal mais fluido e um melhor aproveitamento de energia, de modo que usar muito os freios no MTB acaba interferindo nessa inércia e fluidez, fazendo com que a bike perca embalo.
Frenagem
Ao diminuir a velocidade demasiadamente, você terá um gasto de energia maior, tendo que retomá-la após passar por um obstáculo ou curva. Calcular a velocidade ideal para cada momento leva tempo de prática e isso o ajudará a melhorar o momentum da bike — assim como encontrar o tempo certo para a mudança das marchas, o que proporciona economia do equipamento também.
Técnica
Por Viviane Favery
Compartilhar link