gruberimagesFoto: gruberimages

Anda sem motivação para treinar?

Atualizado em 05 de janeiro de 2017
Mais em Treinamento

Por mais que ame pedalar, todo ciclista que resolve encarar uma rotina de treinos acaba passando por períodos em que a paixão parece estar distante e se vê “treinando apenas por treinar”. Se você está passando por um momento assim, sem motivação para treinar, fique tranquilo. Já aconteceu com todo mundo!

Quem realmente ama o esporte nunca fica longe dele. E a paixão, assim como a vontade de treinar ferozmente, certamente irá voltar — isso é fato. Só não caia na ilusão de achar que “um dia volta” sem que você manifeste atitudes e posicionamentos diferentes, caso contrário isso poderá realmente afastá-lo do esporte e dos treinamentos por um período.

Ninguém melhor para dar dicas de como manter a motivação para treinar que o campeão brasileiro e da Volta de Santa Catarina Otavio Bulgarelli. Além de ciclista profissional, Bulgarelli é formado em educação física e seu trabalho de conclusão de curso foi justamente sobre como motivar atletas. Confira as sugestões do campeão: 

– Ter sempre um objetivo em mente
Nessas horas, uma boa estratégia é definir uma competição como objetivo, ainda que não seja sua corrida-alvo. Utilize alguma prova e estabeleça uma meta real para ser alcançada nessa disputa.

– Tentar seguir a planilha de treinamento 100%
Seja sincero com seu treinador e abra o jogo com ele sobre seu momento. Alguns treinos mais variados e divertidos vão te auxiliar. Outra sugestão é encarar como meta a realização de sua planilha por inteiro. Será a vitória monumental ante a preguiça ou a falta de foco.

 

 

– Treinar com amigos
Nada melhor do que uma boa companhia para fazer o que se ama e ainda jogar conversa fora, dando muitas gargalhadas.

– Descobrir estradas novas e desafiadoras
Tem o hábito de treinar sempre no mesmo lugar? Então está na hora de explorar novos locais de treino! Aproveite o fim de semana, reúna uns amigos e procure uma estrada diferente para pedalar.

– Incrementar a bike com algo novo
De repente, um novo par de rodas, sapatilha, capacete, camisa ou simplesmente uma nova fita de guidão pode fazer bem para sua autoestima e servir de estímulo. Experimente dar uma voltinha na bike shop!

 

Escrita por Daniel Balsa