Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

São entre 21 e 27 as relações possíveis de marcha em uma mountain bike para escolher de acordo com o terreno e a aclividade da rota, de forma a possibilitar que o ciclista consiga manter a cadência que melhor se adapte a sua força e agilidade.
Os comandos de câmbio da mão esquerda controlam as coroas – em geral, elas são designadas pelos números 1, 2 e 3, respectivamente a pequena (mais leve), a do meio (intermediária) e a grande (mais pesada). Os comandos de câmbio da mão direita controlam a mudança dos pinhões (cassete ou catraca), também designados por números, de 1 (maior e mais leve) a 7, 8 ou 9 (menores e mais pesados).
Nos percursos de mountain bike, a troca de marcha é muito frequente, pois a mudança na aclividade do terreno também é. A troca de marcha deve ser feita com o objetivo de ajudar a manter a cadência ideal do ciclista, reduzindo gastos energéticos desnecessários. Para realizar essa troca de forma segura e eficiente, é necessário observar algumas regras básicas:
Antes de qualquer prova ou treino – e mesmo rotineiramente – é preciso cuidar do equipamento, ou seja, da bike. O importante é estar com a bicicleta sempre com manutenção em dia, devidamente regulada e lubrificada. Em competições de longa distância é importante levar óleo especial para a corrente. Com o tempo, muita poeira ou a água das poças ou da chuva podem corroer a corrente, que fica mais sujeita a quebrar, além de dificultar a mudança de marcha.
Controle sempre o desgaste da corrente, das coroas e dos pinhões do cassete (catraca) a cada revisão da bike e troque a relação sempre que necessário. Se você tomar um tombo num momento de muita força, a corrente poderá se desengrenar dos pinhões ou da coroa. Além disso, esse processo tende a destruir o câmbio traseiro. Ou seja: o barato pode sair caro. Cabos e conduítes de baixa qualidade ou mal lubrificados também afetam – e muito – a performance do sistema. É comum montar o sistema de câmbio com conduítes de freio (menos rígidos) que não dão a precisão necessária.
Compartilhar link