Na grande escalada que terminou com 2.025 metros de altura na 19ª etapa da Vuelta a España 2018, Thibaut Pinot (Groupama – FDJ) foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas quem mais teve a comemorar foi o britânico Simon Yates. O francês venceu o dia, que teve 154,4km entre Lleida, na Catalunha, e Naturlandia, em Andorra, com o tempo de 3h42min05s, apenas 5s à frente de Yates, que foi o segundo colocado do estágio e praticamente garantiu o título.
Yates foi ultrapassado por Pinot já nos metros finais da 19ª etapa da Vuelta, mas deu um grande passo para garantir a vitória geral da competição. Restando apenas dois estágios para o fim do evento, ele agora tem 1min38s de vantagem para o espanhol Alejandro Valverde, seu principal perseguidor na classificação geral.
Valverde sofreu na escalada desta sexta-feira e foi o oitavo colocado do dia a 1min12s de Pinot. Assim, distanciou-se de Yates na briga pela camisa vermelha – o espanhol abriu o dia a apenas 25s do britânico.
“Eu ainda não ganhei a Vuelta. Vimos hoje o que pode acontecer em apenas um dia. Vou tentar manter o foco. Claro que foi bom o que aconteceu hoje, mas ainda não acabou”, disse Yates.
Apesar de o cronograma da competição ainda contar com duas etapas para serem disputadas, o título deve ser decidido neste sábado, já que, tradicionalmente, os ciclistas não costumam brigar por tempo e posições no último dia de competições.
A 20ª e, provavelmente decisiva, etapa da Vuelta ocorre neste sábado entre Escaldes-Engordany e Coll de la Gallina, ainda em Andorra. Apesar de ter apenas 97,3 km, o percurso é repleto de montanhas, gerando oportunidades para ciclistas tentarem escapar do pelotão.
“Às vezes você vence e às vezes você perde. É parte do ciclismo. O que aconteceu comigo hoje, pode acontecer com ele amanhã. É complicado vencer a Vuelta, com certeza. Era complicado hoje cedo, é complicado agora, mas não é impossível. Ainda vamos tentar. Estou confiante”, analisou Valverde.
Já a 21ª e última etapa, ligará Alcorcón até a capital Madri, em um percurso plano com 100,9 km.
1. Thibaut Pinot (FRA/Groupama – FDJ)– 03h42min05s
2. Simon Yates (GBR/Mitchelton-Scott) – 03h42min10s
3. Steven Kruijswijk (HOL/Lotto NL-Jumbo) – 03h42min18s
4. Rigoberto Uran (COL/Team EF – Education First) – 03h42min57s
5. Miguel Ángel Lópes (COL/Astana) – 03h42min57s
1. Simon Yates (GBR/Mitchelton-Scott) – 76h44min41s
2. Alejandro Valverde (ESP/Movistar)- 76h46min19s
3. Steven Kruijswijk (HOL/Lotto NL-Jumbo) – 76h46min39s
4. Enric Mas (ESP/Quick Step) – 76h46min56s
5. Miguel Ángel Lópes (COL/Astana) – 76h47min10s
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…