Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A Vuelta a España, última grande volta da temporada, começa neste sábado na cidade francesa de Nimes. Com 3.324,1 km e 21 etapas, a competição reúne 219 ciclistas. Mas há um grupo especial de atletas que devem ser os destaques da Vuelta a España, atraindo a atenção da imprensa e do grande público até 10 de setembro, quando o evento acaba.
O número 1 da lista também é o número 1 desta edição – foi essa a forma que a organização encontrou de homenagear um dos maiores nomes do esporte local, que anunciou sua aposentadoria após La Vuelta. Tricampeão dessa prova (2008, 2012 e 2014), Contador não está no seu auge, mas não pode ser descartado da briga pelo título.
Se Contador não está em ótima fase, o mesmo não pode ser dito de Froome. Após vencer o Tour de France pela quarta vez (três delas em sequência), o britânico tentará um feito inédito na Espanha – além de nunca ter vencido La Vuelta (foi vice em 2011 e 2014), ele procura igualar Jacques Anquetil (1963) e Bernard Hinault (1978) como únicos a vencerem as voltas francesa e espanhola em um mesmo ano. O cansaço, no entanto, será um grande adversário.
“Não desmerecendo nenhum dos outros competidores, mas acho que Nibali será o meu maior rival na Vuelta”. A frase é de Chris Froome, que aponta o italiano como grande adversário pela camisa vermelha. Nibali, com 32 anos, já venceu a Volta da Espanha em 2010, além do Tour em 2014 e o Giro d’Italia em 2013.
Outro italiano, Aru vem de um bom Tour de France – o ciclista da Astana chegou a tirar, por uma etapa, a camisa amarela de Froome, mas perdeu gás na reta final e acabou na quinta colocação geral. Com 27 anos, ele tem como principal conquista a Vuelta de 2015.
Também vindo de um grande Tour, em que terminou com o terceiro lugar geral, Bardet é o mais jovem da lista, com 26 anos. A falta de experiência pode pesar contra o ciclista da AG2R, já que disputa sua primeira Vuelta a España, mas ele ainda é considerado a grande esperança da torcida francesa de contar novamente com um destaque nesse esporte.
Não fosse a recente lesão de Chaves, o ciclista colombiano de 27 anos tinha tudo para aparecer com ainda mais forças na lista de destaques da Vuelta a España em 2017. Ano passado, apareceu como destaque ao terminar o Giro em segundo e a Vuelta em terceiro. No entanto, lesionou o joelho na atual temporada, o que o tirou do Tour. Ao mesmo tempo que a lesão prejudicou Chaves, também fez com que a Volta da Espanha seja a última chance do colombiano se recuperar no ano.
Compartilhar link