Divulgação UnipublicFoto: Divulgação Unipublic

Uzbeque vence 8ª etapa e Quintana é o novo líder

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Vuelta a España

O uzbeque Sergey Lagutin (Katusha) conquistou neste sábado (27) a vitória na 8ª etapa da Vuelta a España 2016, disputada em 181,5 km entre Villalpando e La Camperona/ Valle de Sabero. Lagutin completou o percurso em 4h09min30, superando os franceses Axel Domont (AG2R-La Mondiale) e Perrig Quéméneur (Direct Energie), segundo e terceiro colocados, respectivamente.

O colombiano e então camisa vermelha Darwin Atapuma (BMC) sentiu o peso de La Camperona – montanha de 1ª categoria onde se encontrava a meta da etapa em ascensão – e acabou cedendo a liderança para seu compatriota Nairo Quintana (Movistar). Um dos favoritos ao título desta 71 ª edição da Grande Volta espanhola, Quintana atacou no último quilômetro em meio ao pelotão, deixando para trás Atapuma e o britânico Chris Froome (Sky), que ainda tentou reagir ao ataque, mas acabou cruzando a meta mais de 30 segundos depois do novo camisa vermelha. Já o espanhol Alberto Contador (Tinkoff) parece não ter se abalado com a queda de ontem, e hoje terminou a etapa 25 segundos atrás de Quintana, subindo para a sétima colocação na classificação geral.

 

 

A etapa foi marcada por uma fuga logo no km 9, composta por 11 ciclistas, que persistiu pela maior parte do trajeto. A 20 km da meta, o grupo de escapados detinha uma vantagem de 9min50 sobre o pelotão. Em meio ao grupo, o britânico Scott Thwaites (Bora-Argon18) atacou 10 km depois, pouco antes de começar a subida  de La Camperona. Atrás de Thwaites seguiram o colombiano Jhonatan Restrepo (Katusha), o letão Gatis Smukulis (Astana) e o belga Zico Waeytens (Giant – Alpecin). Faltando 5 km, Restrepo assumiu a liderança sozinho, porém a 1,5 km da meta foi alcançado pelos franceses Axel Domont (AG2R – La Mondiale) e Perrig Quemeneur (Direct Energie), pelo belga Pieter Serry (Etixx – Quick Step) e por Sergey Lagutin. Os quatro perseguidores assumiram a liderança e Quemeneur atacou no último quilômetro, sendo seguido por Domont e Lagutin, que acabou vencendo o embate final, conquistando a vitória na etapa.

Neste domingo (28), na 9ª etapa da Vuelta a España 2016, o pelotão enfrenta um percurso de alta montanha, com cinco subidas categorizadas. Serão 164,5 km entre Cistierna e Oviedo, novamente com chegada em ascensão, no Alto del Naranco, montanha de 2ª categoria.

vuelta-a-espana-etapa-9

Classificação da etapa

1. Sergey Lagutin (RUS/Katusha) – 4h09min30
2. Axel Domont (FRA/AG2R-La Mondiale) – a 10seg
3. Perrig Quéméneur (FRA/Direct Energie) – a 17seg
4. Mattia Cattaneo (ITA/Lampre-Merida) – a 24seg
5. Pieter Serry (BEL/Etixx-Quick Step) – a 40seg
6. Jacques Janse Van Rensburg (RAS/Dimension Data) – a 55seg
7. Scott Thwaites (GBR/Bora-Argon 18) – a 1min11
8. Gatis Smukulis (LET/Astana) – a 1min30
9. Jhonatan Restrepo (COL/Katusha) – idem
10. Loic Chetout (FRA/Cofidis) – a 1min44

Classificação geral

1. Nairo Quintana (COL/Movistar) – 29h55min54
2. Alejandro Valverde (ESP/Movistar) – a 19seg
3. Christopher Froome (GBR/Sky) – a 27seg
4. Esteban Chaves (COL/Orica-BikeExchange) – a 57seg
5. Leopold König (TCH/Sky) – a 1min16
6. Alberto Contador (ESP/Tinkoff) – a 1min39
7. Daniel Moreno (ESP/Movistar) – a 1min44
8. Gianluca Brambilla (ITA/Etixx-Quick Step) – a 1min46
9. Samuel Sánchez (ESP/BMC) – idem
10. Simon Yates (GBR/Orica-BikeExchange) – a 1min47