Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O belga Jonas Van Genechten (IAM Cycling) venceu nesta sexta-feira (26) a 7ª etapa da Vuleta a España 2016, disputada em 158,5 km entre Maceda e Puebla de Sanabria. Van Genechten completou o percurso em 3h55min44, conquistando a vitória no sprint final, no qual bateu o italiano Daniele Bennati (Tinkoff) e o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), segundo e terceiro colocados respectivamente.
A etapa mais uma vez favoreceu o colombiano Darwin Tapuma (BMC), que se manteve na liderança e vestirá a camisa vermelha pelo quarto dia consecutivo nesta 71ª edição da Grande Volta Espanhola. Já para Alberto Contador (Tinkoff), cotado como um dos favoritos ao título, a etapa não foi nada boa. Depois das duas quedas sofridas no Tour de France deste ano, o espanhol voltou a se acidentar, ao se envolver numa queda no último quilômetro da etapa junto a outros ciclistas.
A disputa da etapa começou a esquentar já no km 12, quando os belgas Victor Campenaerts (Lotto NL – Jumbo) e Sander Armée (Lotto Soudal), o francês Johan Le Bon (FDJ), o italiano Davide Villella (Cannondale – Drapac), o norueguês Vegard Laengen (IAM Cycling) e o espanhol Luis Angel Mate (Cofidis) formaram a primeiro grupo de escapados.
No km 50, chegaram a abrir uma vantagem de 3min17 sobre o pelotão. Luis Angel foi o primeiro a chegar ao cume das duas primeiras montanhas do dia, o Puerto de Allariz, por volta do km 25, e o Alto de Fumaces, por volta do 80. Faltando 60 km para a meta, no entanto, a vantagem do grupo de escapados caiu para 1min34.
A 43 km do final, o pelotão finalmente alcançou os fugitivos. Mas já na subida da última montanha, o Alto de Padornelo, por volta do km 130, novos ataques voltaram a quebrar o pelotão. Na fuga, os espanhóis Luis Angel e Luis Leon Sanchez (Astana), os italianos Dario Cataldo (Astana) e Gianluca Brambilla (Etixx – Quick Step), e o australiano Simon Clarke (Cannondale – Drapac) abriram 43 segundos de vantagem faltando 22 km para a meta.
O espanhol Luis Angel também foi o primeiro a chegar ao cume do Alto de Padornelo, faturando a pontuação máxima de montanha da etapa. Faltando 9 km para a meta, Luis Leon e Simon Clark atacaram em meio aos fugitivos. Porém ambos foram pegos nos últimos metros, ficando a decisão para o sprint final, vencido por Van Genechten.
No sábado (27), o pelotão encara a 8ª etapa da Vuelta a España 2016, com de 181,5 km entre Villalpando e La Camperona/ Valle de Sabero. Trata-se de um percurso plano, com uma surpresa no final, o Alto de la Camperona, montanha de 1ª categoria, onde acontecerá a chegada da etapa, em ascensão.
Classificação da etapa
1. Jonas van Genechten (BEL/IAM Cycling) – 3h55min44
2. Daniele Bennati (ITA/Tinkoff) – idem
3. Alejandro Valverde (ESP/Movistar) – idem
4. Philippe Gilbert (BEL/BMC) – idem
5. Kévin Réza (FRA/FDJ) – idem
6. Gediminas Bagdonas (LIT/AG2R-La Mondiale) – idem
7. Gianni Meersman (BEL/Etixx-Quick Step) – idem
8. Kristian Sbaragli (ITA/Dimension Data) – idem
9. Romain Hardy (FRA/Cofidis) – idem
10. Tosh Van Der Sande (BEL/Lotto-Soudal) – idem
Classificação geral
1. Darwin Atapuma (COL/ BMC) – 25h41min21
2.Alejandro Valverde (ESP/Movistar) – a 8seg
3. Chris Froome (GBR/Sky) – a 42seg
4. Nairo Alexander Quintana (COL/Movistar) – a 48seg
5. Johan Esteban Chavez (COL/ Orica-BikeExchange) – idem
6. Leopold Konig (TCH/ Sky) – a 1min09
7. Simon Yates (GBR/Orica-BikeExchange) – a 1min32
8. Peter Kennaugh (GBR/Sky) – a 1min37
9. Gianluca Brambilla (ITA/Etixx-Quick Step) – a 1min38
10. Daniel Moreno (ESP/ Movistar) – idem
Compartilhar link