Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A TPM pode desaminar até a mais frequente praticante da corrida, com mau-humor, cólicas e inchaço. Pode-se dizer que estes fatores interferem diretamente na performance, já que na segunda fase do ciclo a mulher está com muita progesterona no organismo, o que a deixa mais suscetível à depressão e com a imunidade baixa.
Em muitos casos, a atividade aeróbia anula os efeitos prejudiciais do ciclo, mas em excesso pode provocar alterações no ciclo menstrual, levando até em casos extremos à menorreia (interrupção da menstruação).
Na maioria dos casos, a tensão pré-menstrual pode ser aliviada com bons hábitos de vida, entre eles os exercícios aeróbios, muito eficientes pra esse fim. Eles ajudam a fortalecer o organismo e, claro, controlar as sensações de humor e autoestima (Bonn 2012), tão abaladas nesse período.
A prática de atividades físicas pode ser especialmente importante para devolver a energia necessário ao organismo das mulheres em fase de TPM, já que o dia a dia está cada vez mais corrido, causando desgaste físico e psicológico – neste período o corpo inteiro reage de forma desequilibrada. Melhora da ansiedade, tensão e qualidade do sono estão entre os benefícios mais visíveis.
Um estudo realizado pela University of British Columbia, no Canadá, submeteu oito mulheres a corridas de, aproximadamente, 20 km semanais. Depois de seis meses, todas elas relataram menores episódios de dores na mama e irritabilidade na semana que antecede a menstruação.
Para colher os benefícios do exercício durante a TPM, é indicado utilizar um absorvente mais confortável, observar os sinais de reação do corpo e, principalmente, respeitar seus limites, não ultrapassando os treinamentos prescritos pelo técnico, eliminando assim as chances de se tornar uma atleta de risco. Logo, as atividades aeróbias e alongamentos são ótimas opções.
Desejo mais ações alinhadas com o bem-estar para todos.
Compartilhar link