Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Encontrar um leão em meio a uma corrida de trilha na savana da África do Sul provavelmente está entre as experiências mais assustadoras pelas quais um atleta pode passar. E foi justamente esse o objetivo da organização KZN Wildlife, que colocou uma estátua realista do animal ao lado do caminho pelo qual passavam os atletas da iMfolozi Outrun, para dar um susto nos corredores.
Os atletas cruzaram com o falso leão a poucos metros da trilha, escondido atrás de um trecho de alta malta. Quando os atletas se aproximavam da região, uma equipe de filmagem ajudava a distrair os corredores, que depois se assustavam com o leão. Ao reparar que se tratava de uma brincadeira, a maioria dos atletas caiu na risada posteriormente.
A ação foi organizada pela KZN Wildlife, organização de proteção ambiental responsável pela administração da reserva iMfolozi, onde a prova ocorreu, como forma de alertar para a importância da preservação da fauna e da flora nativas.
“Nós, como organizadores, pensamos nisso. Acabou por ser uma surpresa muito boa”, disse o diretor do evento Stu Berry à revista norte-americana Runner’s World.
A prova em iMfolozi teve 300 participantes e arrecadou fundos para a manutenção, preservação e proteção da reserva de animais. O primeiro projeto que os organizadores realizarão com o dinheiro arrecadado envolve a atualização das instalações e equipamentos de satélites utilizados pelos guardas florestais durante o trabalho no parque. O segundo será apoiar os programas de educação em comunidades próximas ao parque.
Esta foi a primeira edição da iMfolozi Outrun, que em 2020 deve contar novamente com o limite de 300 participantes para limitar o impacto ambiental causado pela prova.
Compartilhar link