DivulgaçãoFoto: Divulgação

Cruce começa atrapalhado por possível greve de aérea

Atualizado em 01 de fevereiro de 2017
Mais em Notícias

Começou na madrugada desta quarta-feira (01) El Cruce, uma das principais provas de corrida de aventura do mundo. Os atleta da categoria de elite largaram ainda antes do sol raiar em Paso el Manso, na fronteira entre Argentina e Chile, para o primeiro de três dias de competição. No total, os atletas percorrerão 100 km pelos Andes entre os dois países até a chegada em Bariloche.

As categorias por equipes e para amadores tinham largadas programadas para quinta e sexta-feira, respectivamente, mas a possibilidade de uma greve da companhia aérea Latam fez com que a organização da prova modificasse o planejamento. Para não prejudicar competidores que possam ser afetados pela eventual paralisação, o evento permitirá a times iniciarem a disputa apenas na sexta-feira, um dia depois do programado inicialmente.

Mesmo quem não conseguir chegar a Paso el Manso a tempo da última largada ainda poderá competir no Cruce. Para isso, é preciso chegar de tarde ao local do primeiro acampamento para disputar as duas etapas finais do evento – os atletas e times que recorrerem a este artifício aparecerão em uma lista de classificação diferente dos demais.

 

 

A competição foi disputada pela primeira vez em 2002. Nas primeiras edições, havia disputas apenas por equipes – as categorias individuais foram criadas posteriormente por pedidos dos atletas. Em 2016, a prova contou com 1.500 corredores de 25 países diferentes, recorde na história da competição.

Neste ano, a largada é em Paso el Manso, na divisa entre Argentina e Chile, e a chegada em Bariloche. Quase todo o percurso ocorre do lado argentino da fronteira.