Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entre os dias 21 e 24 de maio, o Brasil recebe a primeira edição do The North Face Endurance Challenge Ultra Trail, um dos circuitos de corrida de montanha mais famosos do mundo. A prova está no radar de corredores apaixonados por trilhas e vai receber atletas tarimbados no trail running e nas ultramaratonas, como a norte-americana Diane Van Deren.
Deren ficou famosa por se esquecer do cansaço das provas longas. A ultramaratonista retirou uma parte do cérebro por conta da epilepsia, doença com a qual ela convive desde os 28 anos. Desde então, ela é conhecida como a corredora incansável, pois esquece a distância percorrida – por conta do problema, ela perde os detalhes da prova e não lembra quando iniciou a corrida. Sem ter a exata noção de quantos quilômetros percorre, acaba correndo mais e cansando menos.
A prova vai rolar no Parque Nacional do Itatiaia, na região de Visconde de Mauá (RJ), e contará com percursos de 11 km, 21 km, 50 km e 80 km. As trilhas do Endurance Challenge costumam ser bastante técnicas e exigem muito preparo dos participantes. Na etapa brasileira não será diferente. O Parque Nacional do Itatiaia é repleto de encostas íngremes e técnicas, mas com a vantagem de ter ao lado um visual magnífico. O ponto mais difícil da prova será o Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto das montanhas e elevações rochosas da região e que dá nome a essa etapa.
Prova já é conhecida entre brasileiros
Apesar de esta ser a primeira edição no Brasil, a Endurance Challenge já é conhecida dos atletas de montanha brasileiros. Em outubro do ano passado, aliás, a ultramaratonista Manu Vilaseca venceu as 100 milhas na categoria feminina da edição chilena da prova, que rolou em Santiago. Carlos Magno, outro ultramaratonista apaixonado por trilhas, também participou da prova, mas desta vez no circuito 2015, quando chegou em 18º lugar no Endurance Challenge Argentina, que rolou em San Martín de Los Andes em março. Ele competiu na distância de 80 km.
Além do Brasil, o circuito ainda passa por outros países da América Latina. Dia 31 de maio a prova chega à Costa Rica, dia 11 de julho passa pelo Equador, dia 12 de setembro vai para a Colômbia e dia 17 de outubro é o Chile que recebe a prova, finalizando o circuito Latino Americano.
Compartilhar link