Enfrentar a primeira montanha não é fácil. Você olha para o percurso e, literalmente, não tem ideia de como vai subir ou descer. São tantos desafios, imprevistos, situações inesperadas…Enfim, é um turbilhão de sensações e novas experiências.
Além dos obstáculos naturais, que não existem na rua (em provas), podem ocorrer imprevistos, como intempéries climáticas, que mudam totalmente o terreno. Sem falar nos tipos de altitude e ritmo de prova, que também são diferentes de tudo o que você já viu e fez (ou não), no asfalto, até hoje.
Para não ser “pego de surpresa” na montanha, você deve considerar algumas regras básicas.
Treine em terrenos semelhantes ao que você vai encarar
Na montanha, você vai encontrar terrenos irregulares, obstáculos naturais, como pedras, buracos, troncos de árvores e, óbvio, uma ou mais subidas mais extensas do que as que encontra na rua. Para ir se acostumando a esses desafios, procure locais que tenham características semelhantes, como parques com trechos de trilha e estrada.
Procure uma assessoria esportiva adequada
O ritmo oscilante de prova e a mudança de altitude podem ser desafiantes para o seu fôlego e sua resistência durante a trilha. Por isso, também, é importante buscar uma orientação técnica adequada, para se preparar da melhor forma possível, com treinos específicos, voltados a essas circunstâncias.
Informe-se sobre a prova
Se puder, converse com alguém que já tenha corrido no mesmo lugar e extraia o máximo de informações que puder. Confirme dados como altitude, altimetria (distância de subidas e descidas) e a quantidade de subidas.
Alimente-se bem e com moderação
A alimentação pré-trilha é individual e depende do gasto calórico de cada atleta. No entanto, sempre é recomendável fazer uma refeição leve e com alimentos mais digestivos antes da prova. Se você acha que vai concluir o percurso em mais de 1h, também pode apostar no gel de carboidrato, além de uma bebida esportiva, para consumí-los após esse período. Leve-os na mochila de hidratação!
Prepare-se para mudanças climáticas
Entre todas as intempéries, a que mais impacta a prova de trail é a chuva, pois além de o trajeto ficar mais escorregadio, em terreno úmido, o pé afunda na terra. É preciso usar um tênis adequado para esse tipo de situação.
Dica: veja alguns lugares para treinar em trilhas com trechos de estrada, nos arredores de SP.
Parque Anhanguera
Endereço: Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000 (alt. km 26 da rodovia Anhanguera) – Perus
Parque do Jaraguá
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luiza (alt. km 18 da Via Anhanguera) – Jaraguá
(Fonte: José Virgínio de Morais – proprietário e treinador da assessoria esportiva JVM Trail Run)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…