Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A brasileira Fernanda Maciel é uma das atletas de corrida de montanha mais importantes do mundo. E parte deste sucesso vem justamente de não treinar apenas corrida. A atleta, que também é fã de ciclismo, tem investido na escalada para melhorar seu desempenho na corrida.
Além do fortalecimento de alguns grupos musculares usados nos dois esportes, a escalada, segundo a atleta, prepara o atleta mentalmente para as dificuldades que podem surgir ao longo de uma prova na montanha.
“A escalada é um esporte que ajuda muito na parte mental, porque durante a prática você precisa estar muito focado no agora e nos movimentos que precisa realizar para chegar ao seu objetivo”, diz a mineira, radicada na Espanha.
Na escalada, uma de suas inspirações é o também brasileiro Felipe Camargo, que recentemente se tornou o primeiro latino-americano a escalar a rota El Bon Combat, nos arredores de Barcelona.
“A escalada é um esporte que te ensina a confiar em si mesmo. Você tem que realmente crer no seu movimento, e acaba que na corrida na montanha, nas passadas que você faz, em picos de montanha, é necessária essa mesma confiança. Depois que comecei a praticar escalada, eu ganhei muito mais confiança na minha pisada e no meu movimento”, explica Maciel.
Outro benefício citado pela atleta mineira é a melhora do equilíbrio, advinda das horas penduradas por apenas uma corda. E isso é especialmente importante para quem corre em trilhas e montanhas, em que um pequeno escorregão ou tombo pode gerar grandes consequências.
“Geralmente, nos lugares em que corro, estou sempre muito exposta, não posso escorregar. E esse exercício de equilíbrio, vem muito da escalada”, garante Fernanda Maciel.
Compartilhar link