Quando você decide se dedicar à corrida de montanha, é importante que a sua planilha também inclua exercícios para fortalecer o abdômen, responsável por manter o corpo e a musculatura preparados para aguentar o impacto que essa modalidade traz para as articulações.
Com o core (centro de força do corpo que abrange os músculos das costas e da barriga) preparado para as passadas, você sente melhorias na força muscular por desenvolver os músculos posturais, assim como reduz o risco de lesões. E como a corrida de montanha requer habilidade para ultrapassar as barreiras naturais impostas no caminho, esses músculos têm grande influência nos estágios finais do percurso, quando a fadiga aparece e a sua postura começa a desmoronar. Quanto mais forte forem os seus músculos, mais facilidade você terá para correr na montanha, o que naturalmente se traduz em um melhor desempenho.
Mas quais exercícios fazer para que você fortaleça o abdômen? Uma boa pedida é apostar nos três movimentos a seguir, abdominais que recrutam toda a região do core, passando pelo transverso, reto e oblíquo. Eles usam como forma de resistência o Disq, acessório que permite usar carga para fazer com que a dificuldade do exercício seja cada vez maior. E fique ligado: é bom que você dê um espaço de um dia entre os treinos para que os seus músculos tenham tempo de se recuperar.
1. Abdominal fly
Sentado, segure com as duas mãos as alças do Disq, mantenha os joelhos flexionados, a coluna ereta e os pés elevados sem tocar o chão. Em seguida, estenda os joelhos e abra os braços em posição de cruz, mantendo os pés ainda fora do chão. Repita o movimento de sete a dez vezes, usando a carga baixa ou média no Disq.
2. Lenhador
Com os pés afastados e as mãos apoiadas sobre o joelho flexionado, segurando simultaneamente as alças do Disq, eleve os dois braços na diagonal, dando ênfase à rotação de tronco. Repita o movimento de 15 a 20 vezes, usando carga média a alta no Disq.
3. Prancha
De frente para o solo, mantenha pés e mãos apoiados no chão e afastados na largura dos ombros. Mantenha a coluna ereta, a cabeça alinhada com o prolongamento da coluna e sustente a posição por aproximadamente 30 segundos. Repetir a série de três a cindo vezes.
[nggallery id=93]
(Fonte: Cida Conti, especialista em treinamento físico e corrida)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…